20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
04/08/2022

Meta diz que Rússia contratou robôs para fazer propaganda pró-guerra

Foto: Reprodução

A Meta, empresa dona do Facebook, anunciou, nesta quinta-feira (4/8), que baniu um grupo de usuários que disseminavam informações nas redes sociais em favor da invasão russa na Ucrânia. As contas tinham como objetivo mobilizar apoiadores da guerra e de Vladimir Putin.

 

O conjunto de robôs faziam publicações automáticas foram detectadas pela Meta. Alguns dos usuários faziam parte da Agência de Pesquisa de Internet (IRA).

 

O levantamento detectou vários comentários e postagens, muitas vezes em russo, por usuários inautênticos e “aparentemente autênticos”. A atividade teria ligação com um grupo do Telegram que possui mais de 100 mil seguidores.

 

Veja também

 

Pela primeira vez, Rússia acusa EUA de 'envolvimento direto' na guerra

 

Rússia acusa EUA de 'desestabilização global' por relação em Taiwan

 

Entretanto, as autoridades de segurança cibernética da Meta afirmaram que quase todo o trabalho do grupo no Instagram foi realizado por contas não autênticas. De acordo com as informações, os usuários falsos trabalhavam sete dias por semana e recebiam em torno de 440 dólares.

 

Além do Instagram, as contas publicavam informações em prol da guerra no Facebook, TikTok, Twitter, YouTube, LinkedIn, VKontakte e Odnoklassniki.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O relatório da Meta indica que o grupo troll possuía mil contas no Instagram com aproximadamente 49 mil seguidores entre elas. No Facebook foram suspensos 45 usuários. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.