29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
11/05/2022

Microbiota intestinal: o que é e como cuidar da sua através da alimentação

Foto: Reprodução

Você pode não saber, mas a microbiota intestinal é fundamental para a manutenção da saúde! Conhecida popularmente como flora intestinal, trata-se de um conjunto de micro-organismos vivos que protegem o corpo de doenças inflamatórias e quadros alérgicos.

 

Além disso, a colônia também é responsável por diversos outros benefícios que afetam todos os sistemas do organismo humano. Por isso, nós conversamos com a nutricionista Carine Rodrigues para entender mais sobre microbiota, o que é e quais são os alimentos probióticos que devem ser encaixados na rotina para fortalecê-la.

 

Veja também 

 

Retenção de líquidos: como evitar o acúmulo de água e desinchar o corpo

 

Desinche já! 6 dicas para acabar com a retenção de líquido

SAIBA O QUE É MICROBIOTA 


Segundo a nutricionista, o termo "microbiota intestinal" se refere a uma variedade de micro-organismos vivos que colonizam o intestino. Também conhecido como microbioma ou flora intestinal, o conjunto é composto por fungos, vírus, protozoários e, principalmente, bactérias que não causam doenças no corpo humano. Uma curiosidade é que cerca de 70% da concentração da microbiota se encontra no trato gastrointestinal, porém ela também está presente em outras partes do corpo, como na boca, olhos e pele, por exemplo. Legal, né?

 

MANTER MICROBIOTA NORMAL PREVINE ALERGIAS E DOENÇAS INFLAMATÓRIAS 


Carine explica que a microbiota humana pode contribuir em vários processos fisiológicos que garantem a saúde e o pleno funcionamento do organismo. "Estudos recentes sugerem que a composição da microbiota intestinal está associada a condições de prevenção de alergias, doenças inflamatórias intestinais, câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e anomalias nos níveis de lipídios no sangue (dislipidemia)", afirma a profissional.

 

Como exemplo, é possível destacar que a colônia de micro-organismos atua diretamente na digestão, no transporte e absorção de nutrientes no sangue, no ritmo metabólico, na imunomodulação (quantidade de anticorpos) e na proteção contra agentes patogênicos, que podem fazer mal ao corpo. O microbioma também é conhecido por reduzir a acidez intestinal e controlar efetivamente o armazenamento de gorduras pelo corpo.

 

ALIMENTOS RICOS EM PROBIÓTICOS SÃO INDICADOS PARA FORTALECER MICROBIOTA INTESTINAL

 

De acordo com Carine, os alimentos bons para microbiota intestinal são aqueles ricos em probióticos, prebióticos e fibras, pois são reguladores do microbioma. Alguns exemplos de itens a serem incluídos no cardápio são: iogurtes, bebidas lácteas fermentadas, kefir, cereais integrais, aveia, banana, cacau, cebola, alho, leguminosas (feijões/grão-de-bico), folhosos verdes (chicória/brócolis/couve), sementes (chia/linhaça).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A nutricionista destaca que incluir alimentos para microbiota na alimentação faz toda a diferença na saúde do organismo e do conjunto dos micro-organismos vivos. "A dieta é um fator importante para a modulação da microbiota intestinal, que é fortemente influenciada pelos hábitos alimentares a longo prazo", finaliza.

 

Fonte: Taeq 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.