28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
09/06/2020

Militares mobilizados para protestos em Washington contraem novo coronavírus

Foto: Reprodução

Guarda Nacional confirma Covid-19, mas não diz quantos militares se infectaram. Tanto manifestantes quanto forças de seguranças foram vistos sem máscaras nos atos que tomaram os Estados Unidos.

Integrantes da Guarda Nacional da capital dos Estados Unidos tiveram resultado positivo para o novo coronavírus após serem enviados para protestos recentes em Washington contra racismo e violência policial, confirmaram autoridades de segurança nesta terça-feira (9).

 

"Podemos confirmar que temos testes positivos de Covid-19 entre as fileiras da Guarda Nacional em Washington", afirmou Brooke Davis, tenente-coronel e porta-voz da Guarda Nacional do Distrito de Columbia, onde fica a cidade de Washington.

 

Davis afirmou que não poderia divulgar o número de diagnósticos positivos por razões de "segurança operacional", e que os casos foram registrados após a mobilização de 1,7 mil membros desse órgão por conta dos protestos pela morte do afro-americano George Floyd nas mãos de um policial branco em Minneapolis.

 

Veja também

 

Negros americanos sofrem marginalização econômica há gerações

 

Policiais são suspensos após derrubar idoso em protesto nos EUA. VEJA VÍDEO

Militares da Guarda Nacional fazem barreira em rua de Washington, capital dos EUA, em noite de protestos na quinta (4) — Foto: Alex Brandon/AP Photo

Militares da Guarda Nacional fazem barreira em rua de Washington, c apital dos

EUA,  em noite de protestos na quinta (4) (Foto: Alex Brandon/AP Photo)

 

O deslocamento da força de segurança foi ordenada pelo prefeito e depois pelo governo federal para manter a ordem após os tumultos e saques que ocorreram durante os protestos.

 

A ação da Guarda não foi isenta de controvérsias, especialmente pelo uso de gás lacrimogêneo para dispersar uma manifestação pacífica em frente à Casa Branca, para que o presidente Donald Trump pudesse ir a uma igreja perto da sede do governo.

 

Testes e distanciamento

 

As tropas foram examinadas antes e depois da mobilização para os protestos em Washington, explicou Davis, porta-voz da Guarda Nacional.

 

Guarda Nacional de Utah patrulha rua em Washington, capital dos EUA, durante protestos desta quarta (3) — Foto: Evan Vucci/AP

Guarda Nacional de Utah patrulha rua em Washington, capital dos EUA, 

durante protestos desta quarta (3) (Foto: Evan Vucci/AP)

 

"O efetivo pratica o distanciamento social, e as medidas sobre o uso de EPI (equipamento de proteção individual) foram mantidas em todos os casos em que eram praticamente aplicáveis", afirmou.

 

Apesar das recomendações, policiais, oficiais da Guarda Nacional e manifestantes foram vistos sem o uso de máscara e se aglomerando durante os protestos em Washington.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

A Covid-19 causou mais de 110.000 mortes nos Estados Unidos, onde são registrados quase 2 milhões de casos, de um total mundial de 7,2 milhões. 

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.