20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manchete
04/03/2020

MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA TERCEIRO CASO DO NOVO CORONAVÍRUS NO PAÍS

Foto: Reprodução

Colombiano que mora em São Paulo é o terceiro caso confirmado

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira a identificação de mais dois casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil, elevando o total de casos confirmados no país para três enquanto um segue em investigação — o primeiro teste, feito em laboratório particular deu positivo, mas a confirmação depende de contraprova.

 

O terceiro caso confirmado é de um administrador de empresas colombiano de 46 anos residente em São Paulo. Em 9 de fevereiro, ele foi de São Paulo para a Espanha. No dia 16, viajou para a Itália. Em 22 de fevereiro, para a Áustria. Em 28 de fevereiro, foi para a Alemanha, e no dia seguinte retornou ao Brasil.

 

O administrador foi atendido nesta quarta-feira no Hospital Albert Einstein, apresentando sintomas de Covid-19 — tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares e coriza —, foi testado e o resultado deu positivo.

 

Veja também

 

Brasil tem 433 casos suspeitos do novo coronavírus; saiba como se proteger

 

Casos suspeitos de coronavírus passam de 252 para 433 em 24 horas

O quarto caso em investigação — que necessita de contraprova do Instituto Adolfo Lutz — é de uma adolescente de 13 anos, moradora de São Paulo, que passou por Portugual e chegou na Itália no dia 22 de fevereiro. Durante a viagem, ela foi internada em um hospital em Dolomitas, no norte da Itália, para tratar de uma lesão.

 

No último domingo, ela retornou ao Brasil e na segunda-feira foi ao Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Mesmo sem apresentar sintomas, ela fez o teste para o novo coronavírus em um laboratório particular e o primeiro resultado deu positivo. Como é a primeira vez que este laboratório testa um paciente positivo para Covid-19, é necessário uma contraprova do Instituto Adolfo Lutz, de referência nacional.

 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reconheceu que pessoas poderão morrer de Covid-19 no Brasil.

 

— Vai estressar o sistema de saúde? Provavelmente sim. Teremos dias bons, dias ruins? Provavelmente sim. Se tivermos no Brasil um cenário daqueles (de epidemia), vamos perder pessoas? É possível, está acontecendo no mundo. Agora, calma, porque a gente vai atravessar como já atravessamos outras situações como essa — disse Mandetta.

 

Número de casos suspeitos chega a 531

 


De acordo com dados desta quarta-feira do Ministério da Saúde, o Brasl tem 531 casos suspeitos. São Paulo é o estado com mais casos suspeitos: 136. Em seguida vêm Minas Gerais (82), Rio Grande do Sul (98), Rio de Janeiro (55) e Santa Catarina (46). Por região são 277 casos no Sudeste, 157 no Sul, 55 no Nordeste, 35 no Centro-Oeste e seis no Norte.

 

Apenas cinco estados não estão na lista: Maranhão, Acre, Tocantins, Amapá e Roraima. O Maranhão chegou a ter dois casos suspeitos, mas eles foram descartados. Em todo o Brasil, os casos descartados totalizam 315.

 

Para ser considerado um caso suspeito, a pessoa tem que apresentar sintomas e ter vindo de um dos 33 países de uma lista elaborada pelo Ministério da Saúde. Nesses lugares, considera-se que há transmissão do vírus, ou então estão numa região afetada. A maioria é de países da Ásia e da Europa. Até ontem eram 16 nações, mas outras, incluindo os Estados Unidos, foram incluídas. Outra hipótese para ser considerado caso suspeito é ter tido contato com outro caso suspeito ou confirmado, desde que também apresente sintomas.

 

O Brasil já tinha dois casos confirmados do novo coronavírus, ambos em São Paulo, de homens (um de 61 anos, outro de 32) que haviam viajado à Itália, um dos países mais afetados pela epidemia.

 

 

Fotos: Reprodução

 

No mundo, mais de 3 mil pessoas já morreram em decorrência da doença, a maioria delas na China. O total de contaminados já passou de 93 mil, mas a imensa maioria deles já foi curada da doença, nomeada Covid-19.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.


A Covid-19 costuma provocar sintomas como febre e problemas respiratórios. 

 

Agência Brasil - Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.