19 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
10/06/2020

Ministério da Saúde quer diagnosticar a Covid-19 sem fazer testes

Foto: Reprodução

Discussão da pasta com secretários estaduais e municipais foi intensificada por conta da falta de um programa de testagem realizado pelo governo

O Ministério da Saúde quer começar a diagnosticar pacientes com Covid-19 sem realizar os testes para verificar a contaminação para o novo coronavírus (Sars-CoV-2). Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo , a pasta intensificou as conversas com os secretários estaduais e municipais sobre esse assunto por conta da falta de um programa amplo de testagem realizado pelo governo federal.

 

Com essa mudança, médicos e autoridades sanitárias de saúde poderiam notificar o caso de infecção pelo novo coronavírus por meio do histórico de exposição ao vírus e da análise dos sintomas e com exames ambulatoriais mais simples. Esses exames seriam radiografias e tomografias. Desse modo, não haveria aplicação de testes.

 

Segundo essa nova estratégia de testagem, apenas para uma parcela dos brasileiros fariam os testes, sendo que os profissionais da saúde e gestores fariam isso por amostragem.

 

Veja também

 

Brasil segue como líder mundial em casos e mortes nas últimas 24h

 

Brasil tem 38.406 mortes por coronavírus, aponta balanço do Ministério da Saúde

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp 

 

A proposta já era discutida desde a gestão do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, mas ela foi retomada. Na segunda-feira (15) haverá um reunião da pasta com o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde). Caso haja entendimento entre os envolvidos, uma nota técnica com a nova diretriz será publicada em breve. 

 

iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.