16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Arte e Fama
19/08/2022

Ministro da Defesa pede, e Alexandre de Moraes marca audiência; aliados de Bolsonaro torcem por trégua

Foto: Reprodução

Alexandre de Moraes

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, pediu uma audiência com o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, que decidiu marcar o encontro para a próxima terça-feira (23).

 

Aliados do presidente Jair Bolsonaro torcem por uma trégua entre Executivo e Justiça Eleitoral e acreditam que a reunião entre os dois pode ser um passo para um entendimento.

 

Alexandre de Moraes assumiu o comando do TSE na última terça-feira (16), numa posse concorrida, que contou com a presença de Bolsonaro.

 

Veja também 

 

STF tem maioria contra estender efeito da nova Lei de Improbidade a condenados por norma antiga

 

Empresários bolsonaristas defendem golpe de estado caso lula seja eleito; veja zaps

O ministro fez uma defesa enfática do sistema eleitoral brasileiro e das urnas eletrônicas, classificadas por ele de “orgulho nacional”, quando foi aplaudido de pé pelos presentes, não pelo presidente Bolsonaro e seus ministros na plateia.

 

Paulo Sérgio Nogueira chegou a pedir uma audiência com o antecessor de Alexandre de Moraes, o ministro Edson Fachin, mas que acabou não marcando o encontro porque o presidente Jair Bolsonaro subiu o tom dos ataques às urnas e ao sistema eleitoral.

 

Além disso, o ministro da Defesa enviou vários ofícios ao TSE, num tom considerado provocativo. Com isso, segundo assessores de Fachin, não havia clima para a reunião com o ministro da Defesa.

 

Agora, o encontro entre o ministro da Defesa e o comando do TSE vai acontecer na próxima semana. Alexandre de Moraes já deixou claro que manterá a linha rígida no comando das eleições deste ano, seguindo o mesmo caminho de Edson Fachin. Ele, porém, tem trânsito e bom relacionamento com militares, o que é visto como uma janela de oportunidade para um entendimento entre os dois lados.

 

Entre aliados do presidente da República, a torcida é para que o clima melhore entre Defesa e TSE antes do dia Sete de Setembro, quando Bolsonaro vai participar do desfile em Brasília e de atos no Rio de Janeiro.

 

Nas comemorações do ano passado, o presidente, segundo ele mesmo, “exagerou” no tom dos ataques à Justiça Eleitoral, a ponto de assinar uma nota logo em seguida recuando nas críticas feitas a ministros do STF, entre eles o próprio Alexandre de Moraes.

 

A expectativa é que Alexandre de Moraes anuncie o acatamento de alguns pedidos feitos pelo Ministério da Defesa, mas que já estão sendo processados, como uma perícia nas novas urnas eletrônicas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O TSE já fez esse pedido à USP, que já está periciando os novos equipamentos para garantir a sua segurança e confiabilidade. Além disso, o pedido para disponibilizar publicamente os boletins e mapas de votação também já está sendo processado. Eles serão divulgados na internet. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.