18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
16/03/2020

Mitos e verdades sobre os bioestimuladores de colágeno

Foto: Reprodução

Substâncias fazem com que o corpo produza colágeno

O passar do tempo e o desgaste provocado por estresse, poluição e hábitos como o tabagismo e a exposição excessiva ao sol fazem com que nosso corpo diminua a produção de colágeno.

 

A proítena é responsável por dar sustentação e manter a coesão das fibras, por isso sua ausência pode deixar a pele mais fina e sem elasticidade. Para combater esses problemas, muitos optam por ingerir colágeno, mas há também a possibilidade de estimular a produção da sustância pelo próprio corpo em tratamentos com os chamados bioestimuladores.

 

Eles são injetados no plano subdêmico por dermatologistas ou cirurgiões plásticos. O procedimento é realizado em consultório, com anestesia local na área de entrada da cânula ou agulha. Pouco doloroso, ele permite a volta às atividades cotidianas imediatamente.

 

Veja também

 

Como fazer para se livrar das manchas indesejadas nas pernas?

 

Orgasmo feminino: as muitas razões pelas quais as mulheres fingem atingir o clímax sexual

"O mecanismo de ação consiste na estimulação de fibroblastos, células capazes de produzir fibras de colágeno, em resposta a uma inflamação tecidual subclínica. O novo colágeno começa a se formar após um mês, sendo o pico de formação em torno de 3 meses", explica a a cirurgiã plástica Juliana Sales, especialista em cosmiatria.

 

A falta de colágeno deixa a pele com menos elasticidade Foto: PeopleImages / Getty Images

Foto: Reprodução

 

Os bioestimuladores podem ser associados a outros procedimentos que estimulem colágeno, como a radiofrequência e o ultrassom micro e macrofocado, a fim de se potencializar os resultados. Juliana indica o procedimento para rosto, pescoço e corpo, no geral, para quem tem flacidez de leve a moderada. Os resultados podem ser vistos depois de duas a três sessões, com intervalo de um mês entre elas. A médica desfaz alguns mitos sobre o assunto abaixo:

 

Bioestimuladores servem para rejuvenecer


Verdade. "Como é um procedimento que estimula o colágeno, pode ser dito que tem função de rejuvenescimento sim, afinal ele tem papel importante na sustentação e elasticidade da pele"

 

Só é indicado aplicar depois dos 40


Mito. "Os bioestimuladores podem ser usados para tratar a flacidez, mas também para prevenir. Não existe idade mínima, muito menos máxima, para começar. Temos protocolos para pacientes de 30 anos. A decisão de quando começar depende da indicação e do bom senso do profissional"

 

Eles diminuem as estrias e celulites


Verdade. "A indicação principal não é essa, mas observamos uma melhora significativa tanto na celulite quanto nas estrias de forma indireta"

 

A aplicação pode ter efeitos colaterais sérios


Mito. "Pode haver edema ou hematoma no local da aplicação, mas nada que impeça o retorno às atividades sociais e profissionais"

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

O efeito passa em pouco tempo


Mito. "Como agem estimulando o próprio organismo a produzir colágeno, o que se ganha de resultado é mantido. De uma forma geral recomendamos que seja repetido em torno de 1 ano"

 

O Globo

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.