28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
16/09/2021

Moraes suspende portaria de Bolsonaro que dificulta rastreio de armas

Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, suspendeu, nesta quinta-feira (16/9), portaria editada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que revogava as normas que instituíram o Sistema Nacional de Rastreamento de Produtos Controlados pelo Exército (SisNar), responsável por garantir maior controle de armas e munições no país.

 

No texto, Moraes justifica que houve “desvio de finalidade” do governo. Para o ministro, a decisão de Bolsonaro não teve motivação legal.

 

“A revogação desses atos careceu de motivação idônea a justificar a não implementação das ferramentas de controle neles previstas, bem como não foi acompanhada de qualquer medida paliativa ou intermediária, mesmo já transcorrido período razoável de tempo desde sua edição”, assinalou. “A maior circulação de armas e munições, se não for acompanhada por regulamentação adequada, terá inevitável efeito sobre a movimentação ilícita em favor da criminalidade organizada.”

 

Veja também

 

Bolsonaro aumenta IOF para arrecadar R$ 2 bilhões e bancar Auxílio Brasil

 

Flávio Bolsonaro diz que demora para sabatina de Mendonça 'beira o absurdo'

 

Segundo o ministro, a recusa do governo em implementar as medidas de marcação e rastreamento de armas e munições é um resultado “incongruente e incompatível” com o princípio da eficiência, no contexto das políticas de segurança pública.

 

Entre os princípios constitucionais apontados como violados estão o da impessoalidade, da moralidade, do interesse público e da eficiência, além da garantia dos direitos fundamentais à vida, à segurança e a políticas efetivas de segurança pública.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A decisão individual de Moraes será levada a julgamento no plenário virtual do STF a partir da madrugada desta sexta-feira (16). Assim, os demais ministros do Supremo poderão votar sobre o tema. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.