23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
25/01/2023

Múmia de 'menino de ouro' era protegida por 49 amuletos preciosos

Foto: Reprodução

Os antigos egípcios acreditavam que, quando morríamos, nosso corpo espiritual buscava uma vida após a morte semelhante a este mundo. Mas a entrada nessa vida após a morte não era garantida; primeiramente exigia uma jornada perigosa pelo submundo, seguida por um julgamento final individual. Por isso, parentes e embalsamadores faziam de tudo para que seu ente querido chegasse a um destino feliz.n

 

Cientistas egípcios agora usaram tomografia computadorizada (TC) para “desembrulhar digitalmente” a múmia intacta e nunca aberta de um adolescente de 2.300 anos de alto status socioeconômico. Eles descobriram um “menino de ouro”, uma vitrine imperturbável das antigas crenças egípcias sobre a vida após a morte. Por exemplo, ele partiu com nada menos que 49 amuletos de 21 tipos para promover sua ressurreição corporal. Ele usava sandálias e estava enfeitado com samambaias, ricas em significado ritual.

 

Esses resultados fornecem uma visão única sobre os procedimentos de mumificação e as crenças sobre a importância dos ornamentos graves durante o período ptolomaico. Eles foram publicados na revista Frontiers in Medicine.“Aqui mostramos que o corpo desta múmia foi extensivamente decorado com 49 amuletos, lindamente estilizados em um arranjo único de três colunas entre as dobras dos invólucros e dentro da cavidade do corpo da múmia.

 

Veja também

 

'Múmia espontânea': corpo de idosa que morreu há uma década é retirado do caixão conservado e até ficando em pé

 

Tatuagens em múmias egípcias seriam para proteger mulheres no parto

 

Estes incluem o Olho de Hórus, o escaravelho, o amuleto akhet do horizonte, a placenta, o Nó de Ísis e outros. Muitos eram feitos de ouro, enquanto alguns eram feitos de pedras semipreciosas, argila queimada ou faiança. Seu objetivo era proteger o corpo e dar-lhe vitalidade na vida após a morte“, disse o dr. Sahar Saleem, primeiro autor do estudo e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Cairo (Egito).

 

SANDÁLIAS PARA CAMINHA NA VIA PÓS-MORTE

 

A múmia do “menino de ouro” foi encontrada em 1916 em um cemitério usado entre aproximadamente 332 e 30 a.C. em Nag el-Hassay, no sul do Egito. Ela foi armazenada sem exame no porão do Museu Egípcio no Cairo até o presente estudo. A múmia foi colocada dentro de dois caixões, um caixão externo com uma inscrição grega e um sarcófago interno de madeira. Por dentro, ela usava uma máscara de cabeça dourada, uma cartonagem peitoral que cobria a frente do tronco e um par de sandálias. Além do coração, as vísceras foram retiradas por meio de uma incisão, enquanto o cérebro foi retirado pelo nariz e substituído por resina.

 

“As sandálias provavelmente foram feitas para permitir que o menino saísse do caixão. De acordo com o ritual dos antigos egípcios, o Livro dos Mortos, o falecido tinha de usar sandálias brancas para ser piedoso e limpo antes de recitar seus versos”, disse Saleem.

 


SEM DENTE DO SISO

 

As tomografias computadorizadas mostraram que o menino tinha 1,28 cm de altura, não era circuncidado e não tinha outra causa conhecida de morte além de causas naturais. Pelo grau de fusão óssea e pelos dentes do siso não irrompidos, os autores estimam que o menino tinha entre 14 e 15 anos. Seus dentes eram bons, sem evidência de cárie, perda dentária ou doença periodontal.

 

Samambaias foram enfeitadas com guirlandas ao redor da superfície externa da múmia. “Os antigos egípcios eram fascinados por plantas e flores e acreditavam que elas possuíam efeitos sagrados e simbólicos. Buquês de plantas e flores eram colocados ao lado do falecido no momento do enterro: isso foi feito, por exemplo, com as múmias dos reis do Novo Reino Ahmose, Amenhotep I e Ramsés, o Grande. O falecido também recebia plantas em cada visita aos mortos durante as festas”, disse Saleem.

 

Os amuletos são um testemunho de uma ampla gama de crenças egípcias. Por exemplo, uma folha de língua dourada foi colocada dentro da boca para garantir que o menino pudesse falar na vida após a morte, enquanto um amuleto de dois dedos foi colocado ao lado de seu pênis para proteger a incisão de embalsamamento. Um Nó de Ísis apelava para o poder de Ísis na proteção do corpo, um amuleto de ângulo reto pretendia trazer equilíbrio e nivelamento, e plumas duplas de falcão e avestruz representavam a dualidade da vida espiritual e material. Um escaravelho dourado foi encontrado dentro da cavidade torácica, cuja cópia foi impressa em 3D pelos pesquisadores.

 

ESCARACELHO PARA SILENCIAR O CORAÇÃO 

 

“O escaravelho do coração é mencionado no capítulo 30 do Livro dos Mortos: era importante na vida após a morte durante o julgamento do falecido e a pesagem do coração contra a pena da deusa Maat. O escaravelho do coração silenciava o coração no Dia do Julgamento, então, para não testemunhar contra o falecido. Era colocado dentro da cavidade do torso durante a mumificação para substituir o coração se o corpo fosse privado desse órgão “, explicou Saleem.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Com base nesses resultados, a administração do Museu Egípcio decidiu transferir a múmia para o salão principal de exposições com o apelido de “menino de ouro”. Em seu novo local, os visitantes podem admirar a múmia ao lado de imagens de tomografia computadorizada e uma versão impressa em 3D do amuleto do escaravelho do coração, para chegar o mais próximo possível das glórias da antiga civilização egípcia.

 

Fonte:Planeta

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.