19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
04/12/2019

Mural do Paulo Freire 'representa o fracasso' do Brasil no Pisa, diz Weintraub

Foto: Reprodução

Ministro da Educação falou rapidamente com a imprensa sobre o resultado da avaliação e culpou o PT pelo mau desempenho brasileiro dos últimos anos

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, culpou a gestão do PT pelo desempenho brasileiro no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2018. O Brasil está estagnado há uma década entre os piores níveis de aprendizado avaliados.

 

"O símbolo máximo do fracasso da gestão do PT começou quando foi construído a lápide da educação. Ela está lá embaixo na entrada do MEC, que é esse mural do Paulo Freire. Representa esse fracasso total e absoluto", avaliou Weintraub.

 

Segundo ele, há países com gastos similares ao Brasil com desempenho melhores. "Dinheiro só não resolve. É técnica, é ciência. (Esse resultado) é integralmente culpa do PT, integralmente culpa dessa doutrinação esquerdófila sem compromisso com o ensino. Quer discutir sexualidade e não quer ensinar a ler e escrever", disse.

 

Veja também

 

Líder do PT coloca Bolsonaro, Doria e Witzel em enquete sobre mais fascista

 

Congresso mantém veto a propaganda partidária na TV e no rádio

A média brasileira ficou em 413 no quesito Leitura (57º do mundo), 384 em Matemática (70º) e 404 em Ciências (64º). As notas são levemente mais altas do que o último resultado, de 2015, mas insuficientes para serem consideradas um avanço, segundo o relatório da OCDE.

 

De acordo com o resultado do teste de 2018, divulgado nesta terça-feira, 43% dos participantes brasileiros não aprenderam o mínimo necessário nas três áreas do conhecimento testadas: Leitura, Matemática e Ciências.

 

Neste mesmo quesito, a média dos países que formam a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de apenas 13%.

 

De acordo com o relatório da organização, o desempenho médio do Brasil "em Matemática melhorou no período 2003-2018, mas a maior parte dessa melhoria ocorreu até 2009. Depois, em Matemática, como em Leitura e em Ciência, o desempenho médio ficou estável", diz o texto.

 

"Não dá para culpar o Temer. Esse exame foi feito no começo de 2018 e ele ficou pouco mais de um ano. Não dá para culpar o cara. Ele é culpado de ser vice da Dilma", afirmou.

 

Essa não é a primeira vez que Weintraub ataca o mural com uma imagem de Paulo Freire que fica na frente do MEC. Em agosto, ele afirmou em entrevista à rádio Jovem Pan , que 'não tem raiva dele'.

 

"Tem até um mural muito feito dele no MEC que está lá assustando a criançada que passa por lá. Isso que ele é mundialmente conhecido, veja, a aspirina foi feita pelos nazistas. Eu uso, porque? Funciona", afirmou o ministro.

 

No mesmo dia, ele ainda postou uma foto no Twitter do mural. "É ou não é feio de doer?", escreveu o ministro.

 

Promessa


Weintraub garantiu que o Brasil vai aumentar o desempenho na próxima avaliação do Pisa, que será realizada em 2021. "O próximo é responsabilidade minha e isso tem que inflexionar", afirmou.

 

Para isso, ele elencou uma série de programas que defende para pasta. Afirmou que debateu políticas de alfabetização, inclusive com Nuno Crato, ex-ministro da Educação de Portugal, e que as diretrizes serão passadas a estados e municípios pela internet.

 

"Vamos melhorar esse rendimento com livro didático, com técnicas diferentes que foram discutidas e começarão a ser implementados no Brasil inteiro".

 

Há duas semanas, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que o Brasil estaria "no último lugar da América do Sul" no Pisa . Segundo ele, a declaração se tratava de um "palpite".

 

No entanto, a nota da Argentina em Matemática foi 379 enquanto a do Brasil foi de 384. Colômbia, Argentina e Peru tiveram desempenhos piores que os brasileiros em Leitura. Já em Ciências, Argentina e Peru ficaram empatadas com o Brasil com 404.

 

Ele, no entanto, defendeu na coletiva que não estava errado. "O Brasil ficou em último lugar em Matemática, na América do Sul. A Argentina ficou empatada em último. Em Ciências também. Ou seja, dois de três quesitos", afirmou Weintraub.

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

O Chile teve o melhor desempenho do continente em Leitura e Ciências. Já em Matemática, quem lidera é o Uruguai. Mesmo assim, estão abaixo da média da OCDE.

 

IG
 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.