16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
23/05/2022

Nasa divulga imagens de erupção do vulcão submarino Kavachi

Foto: Reprodução

O vulcão é localizado nas Ilhas Salomão, no oceano Pacífico, e está em atividade desde 2021

Imagens de satélite divulgadas pela Nasa mostram aumento na atividade do vulcão submarino Kavachi, um dos mais ativos do oceano Pacífico e conhecido por ser habitat de tubarões.

 

Normalmente, a atividade vulcânica no continente são mais fáceis de estudar porque costumam formam montanhas, o que os deixa mais acessíveis. No caso dos vulcões submarinos, como o Kavachi, localizado no sudoeste do Pacífico, nas Ilhas Salomão, analisá-lo é um desafio porque ele está a uma profundidade significativa.

 

“Há um monte de placas [tectônicas] diferentes em todo o mundo que estão se movendo no manto terrestre. Quando duas placas caminham juntas, em determinada divisa entre elas, uma começa a passar por baixo da outra, pode surgir um vulcão de uma delas. É o que acontece com Kavachi”, explica a pesquisadora Kadie Bennis, do Programa Global de Vulcanismo do Instituto Smithsonian (EUA), citada pelo jornal americano New York Post.

 

Veja também

 

Pela 1ª vez após mais de 50 anos, Pentágono é ouvido no Congresso dos EUA sobre estudo de óvnis

 

Sinais misteriosos: dados de sonda de 45 anos que viaja fora do Sistema Solar intrigam cientistas da Nasa

 

Ela faz parte de uma equipe que rastreia atividades vulcânicas usando dados de observatórios instalados em todo o mundo e provenientes “do espaço’ por meio do Observatório da Terra da Nasa.

 

As imagens do vulcão Kavachi foram feitas pelo satélite Landsat-9 e compartilhadas pela Nasa em 14 de maio. Elas mostram que ele continua em erupção.

 

Como lembra o jornal americano, depois que o canal de TV por assinatura National Geographic explorou o vulcão em 2015, foi revelada que existe uma vida marinha ativa na cratera, incluindo tubarões-martelo. Depois disso, Kavachi ficou conhecido como “Sharkcano”, uma junção das palavras em inglês “shark” (tubarão) e “volcano” (vulcão).

 

Curiosamente, a estrutura do Kavachi é um pouco mais acessível que a maioria dos vulcões submarinos porque está em águas relativamente rasas, a cerca de 20 m abaixo da superfície. Ele tem as mesmas características dos vulcões terrestres, incluindo erupções.

 

Citada pelo New York Post, Kadie Bennis afirma que Kavachi geralmente não cria problemas para as pessoas que navegam na região e que sabem que devem ficar longe dele. Além disso, os vulcões submarinos costumam dar sinais de atividade ao produzirem “ilhas” de pedra-pomes flutuando no mar.

 

“São apenas fragmentos de rocha que explodiram do vulcão e começaram a flutuar na água. Às vezes, isso pode ser perigoso para os barcos, porque você não quer que pedaços de rocha fiquem presos no leme ou algo assim, mas esse é praticamente o único risco causado por esse vulcão”, comenta a pesquisadora do Instituto Smithsonian.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

De acordo com o jornal americano, as erupções mais recentes de Kavachi começaram em outubro de 2021 e se mantêm contínuas.

 

Fonte: Trendsbr

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.