23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
17/09/2020

Navalny adoeceu após beber água envenenada em hotel, dizem assessores

Foto: Reprodução

Equipe do opositor russo afirma que traços de novichok foram encontrados em garrafas coletadas em hotel onde Navalny estava hospedado em Tomsk, na Sibéria.

O opositor russo Alexei Navalny adoeceu após beber uma garrafa de água envenenada no quarto do hotel onde estava hospedado em Tomsk, disseram os seus assessores nesta quinta-feira (17). Navalny precisou de atendimento médico durante um voo que ia dessa cidade na Sibéria para Moscou em 20 de agosto.

 

A equipe de Navalny afirmou que, logo depois que o opositor passou mal no avião, eles foram até o quarto do hotel com um advogado e começaram a embalar tudo o que encontravam, de maneira especial as garrafas de água. Imagens feita no hotel foram divulgadas no Instagram do opositor.

 

De acordo com os assessores, foi em uma garrafa de água do hotel que os especialistas alemães encontraram duas semanas depois os vestígios de novichok, agente neurotóxico desenvolvido pela União Soviética para uso militar.

 

Veja também

 

Mulher fura quarentena e contamina 36 pessoas na Alemanha

 

Papa é 'constantemente monitorado' depois de cardeal testar positivo

Inicialmente, os assessores de Navalny pensavam que ele tinha sido envenenado ao tomar um chá antes de embarcar no aeroporto de Tomsk.

 

O avião em que o opositor estava foi obrigado a fazer um pouso de emergência em Omsk, também na Sibéria, onde ele ficou internado. Os médicos russos disseram não ter detectado traços de veneno. Dias depois, o opositor foi transferido com suspeita de envenenamento em estado grave para o hospital da Charité, em Berlim, na Alemanha.

 

Alexei Navalny posa para foto com sua família em hospital em Berlim nesta terça-feira (15) — Foto: Instagram @NAVALNY/Rede Social via REUTERS

Alexei Navalny posa para foto com sua família em hospital em Berlim nesta terça-

feira (Foto: Instagram @NAVALNY/Rede Social via REUTERS)

 

Navalny, de 44 anos, saiu do coma induzido em 7 de setembro, mas segue internado. Nessa semana, ele postou uma foto em uma rede social e disse que está conseguindo respirar sozinho.

 

Opaq analisa amostras


Um laboratório alemão concluiu em 3 de setembro que Navalny foi envenenado com uma substância do tipo novichok. Como o acesso ao produto é restrito, o governo russo é pressionado a explicar o incidente. Laboratórios franceses e suecos confirmaram as conclusões alemãs, aumentando a pressão sobre Moscou.

 

As autoridades russas, no entanto, minimizam os indícios de que Navalny foi vítima de um envenenamento voluntário e reclamam não ter tido acesso às informações sobre o estado clínico do opositor.


Nesta quinta, a Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq), um organismo apoiado pela ONU, confirmou que enviou especialistas para a Alemanha para obter amostras da substância encontrada no corpo do opositor russo. Os resultados da análise devem ser anunciados em breve.

 

O diretor da Opaq, Fernando Arias, expressou no início do mês "grave preocupação" com o caso.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp  

 

O novichok foi utilizado contra o ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha Yulia, em 2018, na Inglaterra.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.