29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
22/11/2022

No penúltimo mês de mandato, Bolsonaro nomeia aliados para Comissão de Ética Pública

Foto: Eraldo Peres/AP

O presidente Jair Bolsonaro durante pronunciamento em Brasília

Faltando menos de dois meses para terminar o mandato, o presidente Jair Bolsonaro (PL) emplacou mais dois aliados em cargos federais com mandatos longos. Desta vez, nomeou integrantes para a Comissão de Ética Pública da Presidência.

 

Os mandatos, de acordo com o regimento do órgão, têm duração de três anos.Os postos serão ocupados por Célio Faria Júnior, atual ministro-chefe da Secretaria de Governo, e por João Henrique Nascimento de Freitas, assessor especial da Presidência.

 

As nomeações foram publicadas no "Diário Oficial da União" da última sexta (18). Na publicação, o presidente também exonerou Roberta Muniz Codignoto do colegiado.O colegiado é composto por sete membros, escolhidos pelo presidente da República, que devem atender aos requisitos de “idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública”.

 

Veja também

 

Urnas de 2009 retiradas de prédio não foram usadas nas eleições deste ano, diz TRE-São Paulo

 

Ministro do TCU faz insinuações de ?golpe militar? a empresários do agronegócio

 

Criada por decreto presidencial em 1999, a CEP é responsável por analisar a conduta de servidores públicos federais. A comissão também tem a prerrogativa de orientar autoridades em relação a situações que envolvam conflitos de interesses. O colegiado também apurar se condutas de autoridades estão de acordo com o Código de Conduta da Alta Administração Federal (veja mais abaixo).

 

Os dois nomes escolhidos na sexta para integrar o colegiado são "aliados de primeira hora" de Bolsonaro. Antes da Secretaria de Governo, Célio Faria Junior também ocupou, desde a transição em 2018, postos-chave como chefe da assessoria especial e do gabinete pessoal de Bolsonaro.Comissão de Ética Pública


O colegiado foi criado em 1999 no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Entre outras atribuições, a comissão é uma instância consultiva do presidente da República e dos ministros de Estado em matéria de ética pública.

 

Atualmente, além dos dois novos nomeados, integram a comissão Edson Leonardo Dalescio Sá Teles, Antonio Carlos Vasconcellos Nóbrega, Francisco Bruno Neto, Edvaldo Nilo de Almeida e Fábio Prieto de Souza.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Os membros do colegiado não são remunerados. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.