25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
08/03/2020

Nona edição do ‘Peixe no Prato’ alcança 3 mil famílias, no Monte das Oliveiras

Foto: Divulgação

O governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, visitou o espaço e aproveitou para acompanhar o trabalho realizado pela Sepror e supervisionar a qualidade do peixe oferecido à população

Peixe de qualidade com acompanhamento técnico e logística do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror) foi comercializado, no sábado (07/03), durante a nona edição do programa “Peixe no Prato”.

 

Foram vendidas 1,6 toneladas de pescado a preços acessíveis, dentro das ações do programa Muda Manaus, no Monte das Oliveiras, zona norte da capital.


A edição do ‘Peixe no Prato’ alcançou cerca de 3 mil famílias e movimentou R$ 13.500, durante quatro horas de vendas.

 

Veja também 

 

No Amazonzas, ministro do TSE fala sobre condutas vedadas aos agentes públicos nas eleições 2020

 

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

 

O governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, visitou o espaço e aproveitou para acompanhar o trabalho realizado pela Sepror e supervisionar a qualidade do peixe oferecido à população.

 

Ele destacou que o programa atende toda a população e principalmente aquelas famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. “Isso garante a elas uma segurança alimentar e também apoio total ao pescador e piscicultor, quando ajudamos com nossos caminhões, gelo, motorista e com toda nossa equipe técnica da Sepror, gerando emprego e renda”, destacou Wilson Lima.

 

Entre os peixes comercializados, com valor que variavam de 5 a 25 reais, estavam o tambaqui curumim, tambaqui roelo e pirarucu manejado, oriundos de pescadores que fizeram a despescagem na sexta-feira (06/03), para levar às mesas dos amazonenses um alimento fresco.

 

O pedreiro Francisco Vagner conta que ouviu por meio de vizinhos que haveria ação do ‘Peixe no Prato’ no programa Muda Manaus e, por este motivo, se programou para garantir o pescado da semana. “Moro nas proximidades, chegar aqui e encontrar um peixe barato com qualidade para alimentar minha família me deixa feliz. Espero que novas ações possam acontecer por aqui em breve”, disse Francisco.

 

O programa executado pela Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror), contou com a participação também da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), com uma edição da feira de produtos regionais.

 

Na feira da ADS, os clientes tiveram a oportunidade de comprar frutas, verduras e hortaliças a preços populares, como maracujá, mamão, banana, abacaxi e sacolas de cheiro verde, maxixe, pimentão, entre outros produtos também com qualidade, direto dos agricultores. Ao todo, oito agricultores trabalharam na feira, vendendo cerca de R$ 7.100 de produtos, movimentando a economia regional e alimentando famílias.

 

Para a dona de casa, Joana Oliveira, que comprou sacolas de frutas e verduras para alimentar os filhos, a oportunidade de comprar alimentos com boa precedência é muito importante para ela. “Aqui próximo onde moro não temos frutas e verduras, então soube que teria este espaço, o que me ajudou bastante, não somente na economia, mas também por achar uma feira perto de casa”, declarou Joana.

 

Boas Práticas- O secretário executivo da Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror), Leocy Cutrim, ressaltou que todo pescado deve ter boas práticas de manejo, tanto na época do cultivo, bem como na despesca. “Temos um peixe que foi pescado ontem a tarde, temos um aspecto saudável, então isso conserva muitas propriedades do pescado. Existe todo um cuidado para que o peixe possa chegar com qualidade na mesa dos amazonenses”, destacou Cutrim.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

 

Outro aspecto destacado por Leocy é quanto a qualidade dos peixes que vem da piscicultura, ou seja, da criação de peixe de cativeiro. Segundo ele, com o manejo feito de forma correta, os peixes não são mais como antigamente que tinham gosto de barro, pois hoje passam por todo um processo de cuidado desde a ração até a qualidade da água.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.