19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Bizarro
12/05/2019

Norueguesa contrai raiva e morre após resgatar cão durante suas férias

Foto: Pixabay/947051/Creative Commons

Registros apontam que é a primeira morte ligada à raiva na Noruega em mais de 200 anos

A norueguesa Birgitte Kallestad, de 24 anos, morreu de raiva após brincar com um filhote de cachorro que estava infectado com o vírus da doença. Ela resgatou o animal enquanto passava as férias nas Filipinas.

 

A jovem viajou ao país asiático com suas amigas em fevereiro deste ano. Segundo o jornal The Washington Post, elas encontraram um filhotinho na beira da estrada e Kallestad o levou para o resort onde todas estavam hospedadas. No estabelecimento, ela deu banho e brincou com o bicho.

 

Veja também 

Avião comercial sai da pista e acaba caindo em um rio na Flórida, Estados Unidos


Kallestad levou alguns "pequenos arranhões" do animal, disse a família, e lavou os cortes sem procurar tratamento médico. Foi só quando voltou à Noruega que ela começou a se sentir mal e foi ao hospital várias vezes. Naquela época, pouco tempo depois de sua viagem às Filipinas, os médicos tiveram dificuldade em diagnosticar o problema.

 

Foi somente no sábado, dia 4 de maio, que autoridades confirmaram que ela tinha contraído raiva, informou a Fox News. A jovem morreu na segunda-feira, 6 de maio. De acordo com a BBC, é a primeira morte ligada à raiva na Noruega em mais de 200 anos.

 

"Nossa querida Birgitte amava animais. Nosso medo é que isso aconteça com outras pessoas que têm um coração caloroso como ela", declarou a família em comunicado.

 

A raiva é uma doença viral, frequentemente transmitida através da picada de um animal infectado, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência de saúde dos Etados Unidos. Os primeiros sinais da enfermidade incluem sintomas semelhantes aos da gripe, como fraqueza, febre e dor de cabeça, que são seguidos por ansiedade, confusão, alucinações e insônia.

 

Existe uma vacina contra a raiva, mas, para ser eficaz, deve ser administrada antes que os sintomas apareçam. Infelizmente, uma vez que uma pessoa começa a apresentar sintomas, não há tratamento eficaz e a doença é quase sempre fatal.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

A raiva permanece endêmica em mais de 120 países, principalmente áreas com recursos de saúde pública inadequados e acesso limitado a tratamento preventivo. Em janeiro deste ano, o CDC relatou que mulher do estado da Virgínia, nos EUA, morreu de raiva após ser mordida por bicho enquanto estava em um retiro na Índia.

 

Revista Galileu

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.