25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
28/04/2021

NOTÍCIA URGENTE! 'Sabugo', prefeito de Urucurituba acaba de ser preso em operação do Ministério Público em hotel de luxo em Manaus

Foto: Divulgação

Prefeito "Sabugo"

A Operação “Coleta de Luxo” do Ministério Público do Amazonas (MPA), prendeu na manhã desta quarta-feira, 28, O prefeito de Urucurituba, José Claudenor de Castro Pontes, prefeito de Urucurituba, conhecido como “Sabugo”.

 

Também foi preso o irmão do prefeitoi, José Júlio de Castro Pontes, que é representante de Urucurituba em Manaus, e Eliana da Cunha Melo, Secretária de Finanças do município.

 

Durante a operação foram cumpridos três mandados judiciais de prisão.

 

Veja também

 

'BRONCA DO ZACA': EXCLUSIVO! ROUBALHEIRA: Veja por que o ex-superintendente do Incra, o hoje vereador Sandro Maia, foi o alvo principal da operação realizada recentemente pela Polícia Federal no Amazonas

 

Polícia Federal realiza 'Operação Pentaedro do Fogo' com apoio do exército brasileiro e cumpre 27 mandados de busca e apreensão em cinco municípios do interior do Amazonas

 

Ainda há um mandado de prisão em aberto a ser cumprido. Foram cumpridos, ainda, diversos mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal, tendo por alvo pessoas físicas e jurídicas.

 

As ordens judiciais possuem origem em pedidos formulados pelo Procurador-Geral de Justiça, auxiliado pelo GAECO durante as investigações e atuação judicial. A apuração aponta evidências da atuação de organização criminosa na administração pública de Urucurituba.

 

As denúncias encaminhadas ao Ministério Público deram início à apuração de fatos, onde foram colhidas as provas apresentadas perante o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, que concedeu as medidas cumpridas durante a Operação.

 

Policial civil chega com documentos à sede do MP-AM

com documentos apreendidos durente a operação 

 

Dentre os crimes apurados, de um modo geral, as condutas dizem respeito ao direcionamento de licitações e lavagem de dinheiro, com a presença marcante de agentes públicos intimamente ligados às empresas vencedoras de certames licitatórios e crescente incompatibilidade patrimonial com os respectivos ganhos dos envolvidos.

 

Também com base nas provas colhidas, há elementos que apontam não apenas para o direcionamento da licitação e contrato de coleta de lixo no município, mas a prestação do serviço em questão pelo próprio poder público, a suas expensas e com recursos próprios, apesar de haver uma empresa contratada para tanto.

 

O cumprimento dos mandados judiciais contou com o apoio operacional da Polícia Civil do Estado do Amazonas e com o apoio logístico da Superintendência da Polícia Federal no Amazonas.


Ainda há um Mandado de Prisão em aberto a ser cumprido. Foram cumpridos, ainda, diversos mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal, tendo por alvo pessoas físicas e jurídicas.

 

As ordens judiciais possuem origem em pedidos formulados pelo Procurador-Geral de Justiça, auxiliado pelo Gaeco durante as investigações e atuação judicial. A apuração aponta evidências da atuação de organização criminosa na administração pública de Urucurituba.

 

Prefeito de Urucurituba, o irmão e secretária de Finanças

foram presos na operação do GAECO (Fotos: Divulgação)

 

As denúncias encaminhadas ao Ministério Público deram início à apuração de fatos, onde foram colhidas as provas apresentadas perante o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, que concedeu as medidas cumpridas durante a Operação.

 

Dentre os crimes apurados, de um modo geral, as condutas dizem respeito ao direcionamento de licitações e lavagem de dinheiro, com a presença marcante de agentes públicos, intimamente ligados às empresas vencedoras de certames licitatórios e crescente incompatibilidade patrimonial com os respectivos ganhos dos envolvidos.

 

Também com base nas provas colhidas, há elementos que apontam não apenas para o direcionamento da licitação e contrato de coleta de lixo no município, mas a prestação do serviço em questão pelo próprio poder público, as suas expensas e com recursos próprios, apesar de haver uma empresa contratada para tanto.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp  

 

O cumprimento dos mandados judiciais contou com o apoio operacional da Polícia Civil do Estado do Amazonas e com o apoio logístico da Superintendência da Polícia Federal no Amazonas.

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.