18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
04/11/2021

Novembro Azul: câncer de próstata mata 15 mil homens por ano

Foto: Reprodução

Novembro Azul

O Novembro Azul é um movimento internacional para alertar as pessoas sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata – doença comum entre os homens com mais de 40 anos. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa é de que, até o final de 2021, mais de 65 mil pessoas sejam diagnosticadas com o tumor. Mas, a pior notícia é que a doença faz, aproximadamente, 15 mil vítimas fatais por ano.

 

Para reverter esse quadro e evitar que o câncer de próstata continue provocando a morte de milhares de brasileiros, a única saída é incluir o exame detector na rotina. O diagnóstico precoce é fator fundamental para facilitar o tratamento e elevar as chances de cura. Além de evitar possíveis efeitos colaterais de procedimentos cirúrgicos e radioterápicos.

 

“Por outro lado, quando o câncer de próstata é identificado em estágios mais avançados, o tratamento indicado acaba sendo mais agressivo, podendo comprometer inclusive a produção de testosterona. A falta desse hormônio gera, entre outros, elevação no risco de doenças cardiovasculares, impotência sexual e distúrbios cognitivos", explica o oncologista clínico Andrey Soares.

 

Veja também

 

Campanha Novembro Azul mobiliza senadores pela prevenção ao câncer de próstata

 

Prefeitura de Manaus abre ‘Novembro Azul’ com intensificação da atenção à saúde do homem

 

A recomendação é que todos os homens – independentemente da idade – realizem consultas, pelo menos, uma vez por ano com um urologista. O médico, além de verificar a necessidade de investigar possíveis tumores, também avaliará a saúde geral do paciente para evitar o aparecimento de outras doenças. "Um dos fatores para se manter uma vida saudável é realizar exames preventivos periodicamente, pois, havendo qualquer problema, o diagnóstico precoce conduz a um melhor tratamento", reforça o urologista Dr. Carlos Bautzer.

 

Confira abaixo, alguns dados que a Sociedade Brasileira de Urologia destacou sobre o câncer de próstata:

 

-O câncer de próstata é o 2º tumor mais frequente entre os homens, após os tumores de pele (não-melanoma);

-Acontece, em média, um diagnóstico de câncer de próstata a cada sete minutos;

-Uma pessoa morre por causa da doença a cada 40 minutos;

-25% dos portadores de câncer de próstata morrem devido a doença. O número poderia ser menor se todos os casos fossem detectados com antecedência;

-20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados em estágios avançados

-Quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada. Por isso, é fundamental realizar exames periódicos, mesmo que não exista nenhum incômodo aparente;

-Ainda não existe prevenção concreta contra a doença. Mas, é possível diagnosticá-la precocemente;

-Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 90%.

 

Atividades físicas são bem-vindas

 

Apesar da ciência ainda não ter descoberto um modo comprovado de prevenir o aparecimento do câncer de próstata, apostar em um estilo de vida saudável é uma das maneiras de fortalecer o organismo contra a doença.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

"Há uma associação - ainda que pequena - entre atividade física e a diminuição de chances de aparecer câncer de próstata. Ainda que não haja conclusões mais detalhadas sobre a associação dos hábitos de vida e a incidência deste tipo de tumor masculino, o INCA e o Ministério da Saúde concordam que uma rotina saudável, alimentação balanceada e outros fatores ligados ao bem-estar podem ajudar na prevenção não só deste, como de diversos outros tipos de carcinomas", finaliza o Dr. Andrey Soares. 

 

Fonte: Saúde em dia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.