24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
10/02/2020

Novo coronavírus deixa mais de 900 mortos e infecções passam de 40 mil

Foto: Reprodução

Pessoas que usam máscaras protetoras compram em um supermercado em Wuhan, o epicentro do surto de um novo coronavírus, na província central de Hubei, na China

Epidemia continua a se espalhar pelo mundo. Mais de 320 casos de contaminação foram confirmados em cerca de trinta países e territórios.

 

O novo coronavírus matou 908 pessoas na China continental, onde o número de contágios passou de 40 mil, informaram as autoridades nesta segunda-feira (noite de domingo, 9, no Brasil), confirmando que a progressão da epidemia se estabiliza.

 

O vírus 2019-nCoV, que apareceu em dezembro em um mercado em Wuhan (centro da China), matou 97 pessoas a mais no país, sendo 91 na província de Hubei, a mais castigada pelo surto, elevando o total de vítimas fatais a 908 em todo o país.

 

Veja também

 

Polícia indicia filha e namorada por mortes de família no ABC paulista

 

Brasileiro é preso ao tentar dar apoio a dois fugitivos de penitenciária do Paraguai onde fugiram 76 de facção

 

Às mortes na China continental, que impôs uma quarentena a parte de seu território, se acrescenta uma em Hong Kong e outra nas Filipinas.

 

A cifra mundial de 910 mortes supera o balanço da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS), que matou 774 pessoas em todo o mundo em 2002-2003.

 

No sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) havia informado que o número de casos de contaminação diária na China tinha se estabilizado, mas que era cedo demais para afirmar que a epidemia tinha superado o seu auge.

 

Uma "missão internacional" de especialistas partiu para a China na noite deste domingo, anunciou o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus. À frente da missão está Bruce Aylward, que esteve à frente de outras emergências sanitárias internacionais.

 

Estabilidade

 

"Registramos um período de estabilidade de quatro dias, em que o número de casos relatados não aumentou. Isso é uma boa notícia e pode refletir o impacto das medidas de controle implementadas", afirmou o responsável dos programas sanitários de emergência da OMS, Michael Ryan.

 

Com as mais de 3.000 novas infecções, agora há 40.171 casos confirmados do novo coronavírus em toda a China, em comparação com os 2.600 da véspera.

 

Para o cientista americano Ian Lipkin, da Universidade Columbia, a epidemia pode atingir seu pico nas próximas duas semanas antes de retroceder acentuadamente, embora se espere um aumento pontual quando as pessoas retomarem maciçamente a atividade laboral.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Por outro lado, o Banco Central chinês (PBOC) anunciou neste domingo que destinará 43 bilhões de dólares para ajudar empresas implicadas no combate à epidemia. 

 

O Dia

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.