19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
12/09/2021

Novos fardos de borracha são encontrados na praia da Pituba, em Salvador

Foto: DIVULGAÇÃO

Pelo menos dois pacotes foram vistos por banhistas na manhã deste domingo (12). Capitania dos Portos informou que monitora a aparição do material na costa da Bahia.

Pelo menos dois novos fardos de borracha foram encontrados neste domingo (12) na praia da Pituba, em Salvador. Banhistas localizaram o material na areia nas primeiras horas da manhã.

 

Até o final da manhã deste domingo, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), responsável por fazer a remoção do material, disse que não havia sido informada sobre os fardos encontrados.

 

A empresa acrescentou que outros 19 fardos de borracha encontrados nas praias, desde de 31 de agosto, foram destinados ao Aterro Metropolitano Centro, onde é feito o descarte correto destes resíduos.

 

Veja também 

 

Impedida de subir em ônibus por usar top muito pequeno e transparente, jovem se revolta nas redes sociais

 

Para salvar a mãe, criança de 9 anos esfaqueia o pai

A Capitania dos Portos da Bahia informou que monitora a ocorrência de fardos em várias praias do litoral baiano. Desde o início de agosto, caixas de borracha têm aparecido na costa do estado.

 

As primeiras caixas encontradas em Salvador foram vistas em 2 de agosto, na praia do Flamengo. Outros materiais da mesma natureza apareceram também nas praias de Amaralina e nas regiões de Jauá (em Camaçari) e Costa do Sauípe (em Mata de São João), na região metropolitana.

 

À época, a Marinha informou que os pacotes têm sido encontrados no litoral do Nordeste desde 2018 e não foi registrado nenhum acidente náutico que justificasse o aparecimento dessas caixas. Segundo o órgão, o material não tem características poluentes.

 

De acordo com o oceanógrafo Carlos Teixeira, pesquisador do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), o material pertence a um navio nazista alemão afundado no mar há mais de 80 anos.

 

Surgimento dos fardos

 

Inicialmente, os fardos de borracha eram chamado de "caixas misteriosas". No início de agosto, ao menos oito apareceram na Praia do Flamengo, no bairro de Stella Maris, orla da capital baiana. Na época, o material foi removido pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

 

As caixas foram retiradas da faixa de areia com auxílio de um caminhão com guindaste, por causa do peso. Segundo a Limpurb, a Marinha coletou uma amostra para avaliar junto com o Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

 

Na época, a Capitania dos Portos da Bahia informou que pacotes sem identificação estavam sendo encontrados no litoral do Nordeste desde 2018.

 

Além disso, no dia 3 de agosto, agentes da Limpurb foram acionados após duas novas "caixas misteriosas" serem encontradas na Praia do Flamengo e na Praia de Itapuã, em frente à Igreja da Vila Militar, em Salvador.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Ainda de acordo com a Limpurb, elas foram removidas da faixa de areia com o auxílio de um caminhão Munck, por causa do peso, e devem ser encaminhadas para a Capitania dos Portos.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.