23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
24/10/2020

O 'Portal do Zacarias' parabeniza a cidade de Manaus pelo seu aniversário de 351 anos de existência. PARABÉNS MANAUS!

Foto: Divulgação

Teatro Amazonas, o principal cartão postal da bela e promissora Cidade de Manaus que hoje completa 3512 anos de existência

Manaus completa 351 anos neste sábado, 24 de outubro de 2020.

 

Pela sua grandiosidade, pelo seu povo manauara que apesar das adversidades sociais, políticas e até mesmo, a proliferada onda de crimes que enfrenta em sua rotina da metrópole da Região Norte do Brasil, não poderia deixar de receber os sinceros PARABÉNS dos diretores, presidência e das equipes de jornalismo, colaboradores e produção do 'PORTAL DO ZACARIAS', que cresce mais e mais, a cada dia, tanto e quanto se desenvolve a majestosa capital do Estado do Amazonas.

 

É motivo de orgulho para todos nós, nos congratularmos em mais um ANIVERSÁRIO DE MANAUS. 

 

Veja também


Orquestra Infantis e Juvenis do Amazonas faz estreia no aniversário de Manaus

 

Corrida Internacional celebra aniversário de Manaus nesta quarta


 

 

Quando a cidade que hoje está no berço ultrapassa os mais de três séculos e meio de existência, o 'PORTAL DO ZACARIAS' também pesquisou e conta aqui, neste dia 24 de outubro, a vislumbrante história para que, mais uma vez, cada um dos seus filhos, aqui nascidos, residentes ou morando em regiões distantes, possam recapitular, cada página, contada e decantada, desde os idos do século XVII, quando o mapa hidrográfico dessa nação demarcou e os brasileiros viram nascer, no coração da Amazônia, a amada e idolatrada: 

TERRA, QUERIDA, DOS NOSSOS CORAÇÕES!!!

 

 

LEIA AQUI UM BREVE RESUMO DO SURGIMENTO DE MANAUS

 

Criada no século XVII como forma de demonstrar a presença portuguesa na região amazônica - já na época considerada estratégia no território brasileiro -, Manaus completa neste sábado (24.10) 351 anos de uma rica história. A capital do Amazonas, porta de entrada do maior bioma brasileiro e batizada em homenagem aos índios manaós, primeiros habitantes do local, reúne encantos de natureza, cultura e arte, além da vasta gastronomia da Região Norte.

 

 

 

 

Uma das opções é apreciar, de barco, o famoso Encontro das Águas, confluência entre os rios Negro e Solimões, bem como o Arquipélago de Anavilhanas, palco de mergulhos com botos-cor-de-rosa. Já na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, distante 25 minutos de Manaus por via fluvial, há um santuário natural composto por seis comunidades, que têm no turismo de base comunitária e na agricultura familiar as principais fontes de renda.


Em terra firme, as atrações vão da charmosa Praia de Ponta Negra, cartão-postal da capital, a suntuosas construções que remetem ao Ciclo da Borracha, período marcado pela extração e a comercialização de látex, oriundo de árvores seringueiras, com vistas à produção de borracha. Já no Centro Histórico, destaca-se o imponente Teatro Amazonas, inaugurado em 1896 para a apresentação de peças e óperas de companhias europeias da época.

 


Outra pedida é o Museu da Cidade, ou Paço da Liberdade, que une beleza arquitetônica, uma exposição permanente sobre a história do município e manifestações artísticas. Erguido em 1872, abrigou a sede do governo da Província do Amazonas e, mais recentemente, a Prefeitura Municipal. O visitante também pode conhecer o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, que oferece artesanato indígena e ingredientes regionais, como açaí e farinha de tapioca.


No quesito gastronomia, o cardápio manauara (nome dado aos nativos da região) desfila pratos com variados tipos de peixe, a exemplo do tucunaré, do pirarucu e do tambaqui. A maioria dos pratos cozidos, como a caldeirada, é acompanhada por pirão ou tucupi, um molho amarelado feito a partir da fermentação do suco da mandioca. De sobremesa, deliciosas frutas tropicais, como cupuaçu, pitomba, graviola, tucumã, taperebá e pupunha, entre outras.


HISTÓRIA 

 

Fotos: Reprodução

 

O núcleo urbano de Manaus, situado à margem esquerda do rio Negro, teve início com a construção do Forte da Barra de São José, idealizado pelo capitão de artilharia Francisco da Mota Falcão, em 1669.

 

A partir de 1870, a cidade viveu o ciclo da economia da borracha, encerrado em 1913 devido à perda de mercado para o produto de origem asiática. Com isso, a região passou por um período de isolamento até a criação da Zona Franca, no ano de 1970. E daí em diante são fatos e mais fatos que fazem de Manaus em todos estes séculos, a Manaus de progresso e de uma gente que mujito se orgulha em ter nascido aqui e poder bater no peito e grita: sou manauara sim senhor. 

 

PARABÉNS MAIS PELOS TEUS 351 ANOS DE EXISTÊNCIA!!!

Presidência, diretoria e equipes de profissionais do PORTAL DO ZACARIAS.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.