25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
28/03/2020

O COVID-19 pode viver em seus produtos de beleza e maquiagem? VEJA

Foto: Reprodução

Em resposta à pandemia de COVID-19, o CDC divulgou diretrizes para higienizar quase todas as superfícies, mas e nossos produtos de maquiagem e cuidados diários? Um estudo recente constatou que as mulheres usam nada menos que 16 produtos por dia, o que nos leva a pensar se nossa rotina é tão suscetível à infecção quanto nosso corpo.

 

Para saber mais, pesquisamos uma série de especialistas para entender melhor o perigo potencial – e algumas de suas respostas foram uma surpresa.

 

“Não sabemos muito sobre como o SARS-CoV-2 (o vírus que causa o COVID-19) persiste em produtos de beleza”, disse a Dra. Angela Rasmussen, Ph.D., virologista da Universidade de Columbia. “Os vírus precisam de uma célula hospedeira para se replicar, que geralmente não duram fora do hospedeiro por semanas, ao contrário das bactérias”, continuou ela.

 

Veja também

 

Veja 5 dicas para não sair da dieta durante o isolamento da quarentena

 

Coronavírus desafia famílias a conviverem em harmonia

 

A resposta da indústria da beleza a essa pandemia variou bastante. A marca Glossier encerrou temporariamente lojas e pop-ups. Enquanto a Sephora cancelava os serviços nas lojas e incentivava os clientes a fazer compras on-line, oferecendo frete grátis. A marca Morphe foi proibiu clientes e funcionários de usar os testers de produtos, uma mudança necessária, de acordo com a Dra. Anita Sturnham, médica especialista em dermatologia e fundadora do Decreto Cuidados com a Pele. “Na minha opinião, compartilhar maquiagem e usar testadores de maquiagem na loja é um grande erro”, confirmou ela. 

 

Mas o COVID-19 não é o primeiro surto viral a levantar problemas de saúde na indústria da beleza. Em 2013, uma mulher do Harlem processou a MAC Cosmetics depois de ter alegadamente contraído herpes oral após testar um batom no estande da marca durante um concerto daRihanna. Mas o que isso significa para os produtos que já temos em casa e usamos diariamente?

 

O COVID-19 pode viver com seus produtos de beleza?

 

como-desinfectar-maquiagem

 

Embora não esteja claro exatamente por quanto tempo o coronavírus permanece ativo fora do corpo, estudos relataram atividade entre duas horas e nove dias, dependendo da superfície. Todos os especialistas recomendaram que você proceda com cautela com seu ritual de beleza, pois a longevidade exata do SARS-CoV-2 não foi testada em produtos de beleza. Se você contrair o coronavírus, evite usar qualquer produto e, definitivamente, evite compartilhar o seu com outras pessoas.

 

Dr. Shuting Hu, cientista cosmético e fundador dos produtos para a pele Acaderma, recomenda a criação de duas áreas distintas em sua casa: uma zona de contaminação e uma zona limpa. Quando você voltar para casa, “deixe todos os itens contaminados (roupas, sapatos, bolsas, etc.) na ‘zona contaminada’”. Depois de lavar as mãos, esterilize todos os itens que você trouxer para a “zona limpa”. No entanto, o CDC atualmente recomenda que as pessoas que foram infectadas fiquem em casa o máximo possível para reduzir o risco de propagação.

 

Quanto à desinfecção dos produtos que você já tem em casa, as recomendações de limpeza do CDC se aplicam à embalagem externa (você pode limpar um frasco de loção ou tubo de batom com um desinfetante, por exemplo), mas depois que o produto estiver potencialmente contaminado, Dr. Hu garantiu que qualquer produto em risco pode se tornar seguro novamente se não for tocado por vários dias.

 

O vírus não permanecerá viável em todos os ingredientes, acrescentou o Dr. Rasmussen. Detergentes e produtos com alto teor alcoólico, como produtos de limpeza e tônicos, tornam o vírus inativo. Mas como os cremes geralmente são formulados com menos álcool, eles poderiam, em teoria, ser mais suscetíveis à contaminação.

 

Não negligencie a higienização de seus cosméticos de beleza

 

coronavirus-e-maquiagem-cosmeticos

 

Lave pincéis e esponjas de maquiagem regularmente. Não mergulhe os aplicadores na maquiagem depois que ela tocar sua pele. Além disso, limpar quaisquer produtos usados fora de casa, como brilho labial e rímel, é uma boa ideia.

 

Você deve jogar sua maquiagem fora, se você foi exposto?

 

como-limpar-cosmeticos-e-maquiagens

Fotos: Reprodução

 

Felizmente, não há fortes evidências de que possamos ser infectados com o COVID-19, de acordo com a epidemiologista de doenças infecciosas Megan Halbrook. Embora vírus, como uma infecção ocular, possam se espalhar de pessoa para pessoa através de produtos compartilhados, os especialistas se dividiram sobre se era melhor jogar fora ou colocar produtos em quarentena caso você fosse infectado. As práticas de higiene do senso comum são o método mais eficaz para evitar doenças e manter o armário de remédios – e a bolsa de maquiagem – seguros.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Portanto, lave as mãos por 20 segundos, pare de tocar em seu rosto, faça a desinfecção de todas as superfícies de maneira diligente e frequente. E quando tudo estiver terminado, você ainda poderá usar seus cuidados com a pele e maquiagem de maneira normal.

 

R7

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.