20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
26/11/2020

O dia em que Maradona parou a Praia de Copacabana, no Rio, para aprender futevôlei

Foto: Joaquim Nabuco

O craque argentino durante partida de futevôlei em Copacabana

O argentino Diego Maradona já era um astro do futebol quando, em julho de 1985, esteve no Rio para participar de um amistoso no Maracanã em celebração ao retorno de Zico para o Flamengo, após uma temporada do Galinho de Quintino no Udinese, na Itália. O jogo comemorativo entre o time rubro-negro e o combinado Amigos de Zico aconteceu no dia 12 de julho, uma sexta-feira. No sábado, o então craque do Barcelona, na Espanha, tirou o dia para curtir.

 

Por volta de 13h30, ele deixou o hotel em direção à Praia de Copacabana, em frente à Rua Miguel Lemos, na Zona Sul da cidade, onde os brasileiros Edinho, Júnior, Pedrinho e Jairzinho, entre outros, esperavam o amigo argentino, que disputaria sua primeira partida de futevôlei, numa quadra cercada por mais de 500 curiosos.

 

De joelhos, o craque Maradona mata a bola no peito, em jogo de futevôleiDe joelhos, o craque Maradona mata a bola no peito, em jogo de futevôlei | Foto de Joaquim Nabuco/Agência O GLOBO
Só que o mais curioso ali era, provavelmente, o próprio Maradona, que nunca sequer tinha visto um jogo de futevôlei (na época, o esporte estava começando a ganhar popularidade). Ele ouviu atentamente como eram as regras do jogo e observou os demais jogadores, enquanto esperava sua vez. Quando resolveu dar um mergulho, foram mais de cem pessoas atrás, afim de pedir autógrafos, registrar uma foto ao lado do argentino ou apenas vê-lo um pouco mais de perto.

 

Veja também

 

Maradona será velado nesta quinta, na Casa Rosada, em Buenos Aires

 

Diego Maradona pediu para que fãs não vissem documentário recente sobre sua vida: ‘Estão equivocados’

 

Em seguida, Maradona entrou em ação ao lado do habilidoso Pedrinho, mas, mesmo se esforçando, a dupla foi facilmente derrotada por dois sets a zero (12/2 e 12/6). Enquanto tentava pegar o jeito do esporte, esforçand-se para não errar, o argentino não foi poupado das piadas da galera em volta: "Sabe tudo de futevôlei, hein", gritou um espectador. "Grande, Menudo", brincou outro.

 

De joelhos, o craque Maradona mata a bola no peito, em jogo de futevôlei

 

- Muito divertido esse futevôlei, mas é preciso ter pernas para jogar - disse o argentino, antes de ponderar: - Seria interessante levar esse esporte para o meu país. O único problema é que na minha cidade, Buenos Aires não tem praia.

 

Diego Maradona com a bola na beira da Praia de Copacabana, em 1985


Sobre o amistoso no Maracanã, ele disse:

 

- Estou contente porque foi uma bela festa e porque o Zico está feliz, de volta ao seu país, ao lugar onde nasceu, e com muita vontade de jogar, principalmente depois de tudo o que passou na Itália. Ele merece tudo de bom.

 

No camarote da Sapucaí

 

Ao longo de sua carreira, Maradona fez outras passagens pelo Brasil, a maioria delas para jogar pela seleção argentina. Mas em fevereiro de 2006, aos 45 anos, já aposentado dos gramados, ele esteve no Rio para curtir o carnaval. Muito assediado por amantes do futebol e pela imprensa, o "Pibe de Ouro" provocou até um pequeno tumulto ao chegar no sambódromo do Rio. Os organizadores do camarote da cervejaria que o convidou tiveram que fazer um cordão humano em volta dele para garantir sua chegada até um estúdio instalado no espaço.

 

O menino pobre de Vila Fioritto que virou 'deus' na Argentina

 

Na época, em meio à expectativa para a Copa do Mundo da Alemanha, que ocorreria naquele ano, o argentino previu que o Brasil era o favorito ao título.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatApp.
 

- O Brasil tem a equipe mais preparada. Tem um técnico de ponta e jogadores acostumados a ganhar – comentou Maradona. 

 

Maradona com Edinho e Jairzinho, num torneio de futevôlei na Praia de Copacabana

Fotos: Joaquim Nabuco

 

Fonte: BLOG DO ACERVO

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.