25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
17/08/2022

O que fazer e esperar ao parar com o anticoncepcional

Foto: Reprodução

Há décadas, a pílula vem garantindo o controle de mulheres sobre sua saúde reprodutiva. No entanto, talvez você tenha atingido uma fase em que queira parar com o anticoncepcional — e isso é perfeitamente normal.

 

Querer engravidar, eliminar efeitos colaterais (como inchaço, ganho de peso, queda na libido e outros), experimentar outros métodos contraceptivos… Existem diversas razões pelas quais uma mulher pode querer parar de tomar a pílula anticoncepcional.

 

Mas se você tem medo, não sabe como fazê-lo ou não sabe o que esperar, não se preocupe: a seguir, algumas das suas principais dúvidas podem ser esclarecidas.

 

Veja também

 

11 alimentos que podem amenizar a cólica menstrual

 

ENDOMETRIOSE: entenda o que é a doença de Anitta, seus sintomas e tratamentos

 

O QUE FAZER ANTES DE PARAR COM O ANTICONCEPCIONAL

 

De acordo com a “Women’s Health”, de onde são as informações, existem cinco coisas que você deve fazer antes de parar com a pílula para garantir uma transição saudável. A primeira delas é conversar com seu ginecologista, especialmente se você costumava ter a menstruação dolorosa ou sangrar muito. Você pode, ainda, solicitar outro tipo de pílula, ao invés de parar completamente.

 

A segunda coisa a se fazer é ter um plano de contracepção em mente, caso você ainda queira evitar a gravidez. Você pode avaliar suas opções junto ao seu médico e com seu parceiro fixo, caso tenha um.

 

Considere, ainda, monitorar seu ciclo menstrual entre dois a três meses antes e após parar com a pílula. Avalie o nível de seu sangramento, as dores e os sentimentos que sente ao longo do mês, principalmente durante a menstruação. Seu organismo provavelmente mudará após parar com a carga de hormônios, mas você será capaz de notar quaisquer anormalidades e reportá-las a um especialista.

 

Especialmente neste período de transição, tente levar um estilo de vida pouco estressante. Isso te ajudará a notar se suas variações de humor são derivadas das mudanças que seu organismo está sofrendo e estão relacionadas aos hormônios.

 

A última dica, finalmente, é para quem quer conceber. Esse pode ser um ótimo momento para realizar seu check up anual e conversar com um obstetra, que poderá te indicar as melhores vitaminas e suplementos para ajudar na fertilidade.

 

O QUE ESPERAR AO PARAR DE TOMAR A PÍLULA

 

Após parar de consumir as pílulas, seu corpo estará livre dos hormônios sintéticos em poucos dias, liberando novamente suas quantidades naturais de estrogênio e progesterona ao longo do ciclo.

 

No entanto, você deve esperar mudanças. Isso porque, desde a sua última menstruação sem anticoncepcional, seu organismo, corpo e estilo de vida provavelmente terão mudado. Algumas das mudanças esperadas incluem:

 

MENSTRUAÇÃO

 

Você pode esperar que sua menstruação retorne entre 30 a 90 dias após parar com a pílula. Nessa fase, os ciclos podem ser irregulares, mas tudo deverá se normalizar em até três meses. Caso contrário, procure um ginecologista.

 

Lembre-se, ainda, que seus sangramentos provavelmente serão mais longos e mais intensos.

 

FERTILIDADE

 

De acordo com o portal, seus níveis de fertilidade também voltarão ao normal em até três meses. No entanto, é possível que você engravide assim que parar com a pílula.

 

CONDIÇÕES ADJACENTES

 

Para algumas mulheres, parar com o anticoncepcional pode revelar condições de saúde que estavam sendo mascaradas pelos hormônios. É o caso de doenças como endometriose e Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

 

ACNE

 

Ao parar com os hormônios sintéticos, você pode sofrer surtos de acne hormonal — que costuma surgir nas bochechas e maxilar e pode flutuar durante o ciclo menstrual.

 

SAÚDE MENTAL

 

O portal ressalta, ainda, que existem evidências crescentes de que os hormônios presentes nos anticoncepcionais podem intensificar sintomas de depressão em algumas mulheres. Em contrapartida, sintomas da famosa TPM (tensão pré-menstrual) podem ser amenizados pelas pílulas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Nesse sentido, parar com os hormônios sintéticos pode fazer com que você perceba alterações em seu humor e seus níveis de ansiedade. Por isso, pode ser uma boa ideia intensificar os cuidados com a saúde mental neste período de transição.

 

Fonte: Istoé

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.