29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
09/06/2020

O que não fazer durante a série de abdominais em casa

Foto: shutterstock

Longe das academias e dos professores há mais riscos de cometer erros de postura e execução; fique atenta!

A onda de treinos em casa segue firme e forte e os abdominais ainda estão presentes em diversas séries apresentadas em lives no Instagram, no YouTube ou no treino que seu personal trainer te indicou. Eles são um exercício clássico, mas nem por isso não é preciso ter cuidado ao executá-los ou sua coluna e seu pescoço, por exemplo, vão sentir bastante depois.

 

Será que você está fazendo a série de abdominais da maneira correta em casa? O personal trainer Rodrigo Carvalho monta uma lista com os erros mais comuns nesse exercício e como melhorar a execução.


Veja também


Pediatra dá dicas na internet sobre como agir com as a crianças durante a pandemia. VEJA

 

Sai pra lá, cigarro! Novidade promete ajudar brasileiros a parar de fumar. VEJA
 

O que não fazer na série de abdominais


1. Esquecer colchonete ou algum apoio


Segundo o professor, os exercícios para abdômen não devem ser feitos com a pessoa deitada diretamente no solo. Isso pode trazer, de acordo com Rodrigo, danos à coluna e ao cóccix. O ideal é usar um colchonete ou mat de pilates, mas uma toalha também já é bem-vinda.

 

2. Abdominal com o pescoço


Um erro clássico é colocar a tensão do exercício no pescoço e retirar apenas a cabeça do solo no momento da contração. Como lembra Rodrigo, a força do movimento vem do abdômen. Seu pescoço agradece!

 

3. Abdômen relaxado durante o exercício


Como a força vem do abdômen, ele deve estar contraído durante a excecução dos exercícios. Como saber que está fazendo certo? "O ideal é recrutar a musculatura forçando o umbigo para dentro durante toda a rotina", fala Rodrigo.

 

4. Fazer só um tipo de abdominal


O exercício mais conhecido é o abdominal reto, no qual deita-se no solo e, ao fazer a contração, retira-se os ombros do chão. Mas há outros abdominais ainda básicos, como o inferior ou o lateral. E, segundo o personal, um erro comum é focar apenas no reto, ignorando os demais músuculos da região.

 

"Para conseguir uma barriga invejável, não há que se concentrar em uma única parte do abdômen, mas trabalhá-lo por completo", ressalta Rodrigo.

 

5. Subir demais o tronco durante o exercício


Embora alguns treinos indiquem subir o tronco até realmente ficar sentado, isso nem sempre é necessário. "Se você sobe até a metade, fortalece a região abdominal do mesmo jeito, mas assim não força o pescoço", fala o personal trainer.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

6. Fazer abdominal todos os dias


Outro erro é não dosar os exercícios. O abdômen, assim como todos os outros músculos do corpo, precisa de descanso. Rodrigo afirma que o ideal é dar 48 horas de intervalo entre um treino e outro para o mesmo grupo muscular , e tal regra também se aplica por aqui.  


IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.