28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
23/05/2022

Onda de gripe: prevenção, tratamento e como saber se é Covid ou não

Foto: Reprodução

Viver uma onda de gripe, por muito tempo, era algo comum e que não causava tanta preocupação nas pessoas. No entanto, desde o início da pandemia de Covid-19, as coisas mudaram um pouco.

 

Como os sintomas das duas infecções são bem semelhantes, medos, dúvidas e incertezas costumam tomar conta do pensamento de quem começa a apresentar coriza, tosse e febre.

 

E com a chegada da frente fria na última semana, veio também uma onda de gripe. O que é algo normal, já que o aumento de doenças respiratórias é comum quando a temperatura cai e o clima fica mais seco. Muito disso acontece por frequentarmos locais mais fechados, com pouca circulação de ar e ambiente propício para a propagação de vírus.

 

Veja também

 

Previne a gripe e muito mais: consumir uma laranja por dia já faz diferença

 

Dieta funcional: 10 alimentos para combater gripe, resfriado e até Covid-19

 

COMO SABER SE É GRIPE OU COVID-19

 

Mas, como a pandemia de Covid-19 não acabou, ainda é comum confundir as infecções. “Como os sintomas são muito semelhantes, ou seja, todos podem se manifestar como tosse, coriza e, às vezes, até febre, entre outras ocorrências respiratórias, clinicamente é muito difícil fazer a diferenciação entre uma simples rinossinusite alérgica exacerbada e um quadro de gripe pelo vírus influenza ou até mesmo da Covid-19”, explica o médico infectologista, Dr. Ricardo Paul Kosop.

 

Ou seja, é difícil até mesmo para um especialista diferenciar uma infeção da outra. Para o paciente, então, é praticamente impossível. Dessa maneira, a recomendação em caso de suspeita é procurar uma avaliação clínica imediata e realizar os testes para coronavírus e influenza.

 

“Como estamos em uma pandemia, todo e qualquer sintoma respiratório dito novo deve ser investigado para confirmar ou negar o diagnóstico da Covid-19, já que este é o vírus com maior circulação no momento e tem grande impacto coletivo. Sendo assim, o teste ajuda tanto no diagnóstico e tratamento do paciente, como também na orientação de isolamento dele e de seus contactantes”, completa o Dr. Kosop.

 

PREVENÇÃO

 

Para evitar o contágio, tanto da gripe, como da Covid-19, os cuidados são basicamente os mesmos. Uso de máscaras, higienização constante das mãos e das superfícies e a fuga de ambientes fechados e aglomerações são as principais maneiras de evitar infecções respiratórias em geral. Além disso, também é fundamental tomar corretamente as vacinas contra o influenza e o coronavírus.

 

Manter a imunidade em dia, com uma dieta balanceada, rica em vitaminas e minerais também é importante para que o organismo consiga combater os vírus. Além disso, ter uma vida ativa, com a prática de atividades físicas regulares pode reduzir os riscos de contrair uma infecção mais grave, seja de gripe ou Covid-19.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

TRATAMENTO

 

Na maioria dos casos, o paciente infectado com gripe precisa apenas de repouso, boa alimentação e hidratação adequada para se recuperar da doença. No entanto, quando os sintomas se manifestam de maneira mais agressiva, ou duram por vários dias, o ideal é procurar um médico imediatamente. A prescrição de remédios específicos e o acompanhamento do quadro pode ser fundamental para evitar complicações. 

 

Fonte: Saúde em Dia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.