20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
11/08/2022

ONU pede fim de ações militares de Rússia e Ucrânia em Zaporizhzhia

Foto: Reprodução

Central nuclear está sob controle das tropas russas

O secretário-geral da ONU, António Guterres, fez um apelo nesta quinta-feira (11) para Rússia e Ucrânia interromperem "imediatamente" todas as atividades militares nos arredores da usina de Zaporizhzhia, maior central nuclear da Europa.

 

A planta pertence à Ucrânia, mas está sob controle das tropas russas desde o início da guerra e foi palco de ataques no fim da semana passada, com acusações mútuas entre Moscou e Kiev.

 

"Convido as forças de Rússia e Ucrânia a cessar imediatamente todas as atividades militares nas proximidades da usina de Zaporizhzhia. Exorto as partes a retirar da planta todo o pessoal e equipamentos militares e a se abster de novos deslocamentos de forças ao local", disse Guterres.

 

Veja também 

 

Representante da Argentina vem ao Brasil pedir apoio na luta pela soberania das Ilhas Malvinas

 

Envolvimento com a seita Moon teria provocado troca de ministros no Japão

Segundo o secretário-geral, é preciso estabelecer um "perímetro de desmilitarização" em torno da central nuclear para garantir sua segurança.

 

"Qualquer potencial dano a Zaporizhzhia ou a qualquer outra planta nuclear da Ucrânia, ou em qualquer lugar, poderia provocar consequências catastróficas. Isso seria inaceitável", acrescentou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A usina será tema de uma reunião de emergência no Conselho de Segurança da ONU nesta quinta-feira, a pedido da Rússia. Já os países do G7 cobram que Moscou devolva o controle de Zaporizhzhia para a Ucrânia. 

 

Fonte: iG 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.