28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
03/09/2021

ONU retoma voos humanitários para Afeganistão

Foto: reprodução

Talibã também autorizou voos comerciais internos

A Organização das Nações Unidas (ONU) retomou nesta sexta-feira (3) os voos para transportar ajuda humanitária para o norte e para o sul do Afeganistão, informou o porta-voz do órgão, Stephane Dujarric.

 

Segundo o representante, os voos permitem a operação de 160 organizações humanitárias nas "atividades para salvar vidas humanas nas províncias do Afeganistão". As viagens ligam a capital do Paquistão, Islamabad, com a cidade afegã de Mazar-i-Sharif, no norte, e Kandahar, no sul.


Esses voos tinham praticamente desaparecido desde o dia 15 de agosto, quando o grupo fundamentalista Talibã retomou a capital Cabul após 20 anos de invasão liderada pelos Estados Unidos.

 

Veja também

 

Inundações históricas em Nova York e Nova Jersey deixam nove mortos

 

Coreia do Norte rejeitou 3 milhões de vacinas contra Covid, diz Unicef

 

Desde então, milhares de pessoas ficaram desassistidas.

 

Desde que o Talibã conquistou Cabul, o aeroporto da capital foi usado apenas para fazer a evacuação das equipes estrangeiras e de afegãos que colaboraram com a coalizão internacional. Os trabalhos terminaram oficialmente no dia 31 de agosto e, desde então, o grupo retomou o controle do local.

 

Era esperado que nesta sexta-feira fosse anunciado o novo governo do país, mas fontes do Executivo informaram que o mais provável é que os anúncios sejam realizados a partir deste sábado (4).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Estudos de agências da ONU apontam para os graves riscos humanitários do Afeganistão, que pode ter um milhão de crianças a mais passando fome neste ano, em um total de 10 milhões de crianças em insegurança alimentar; além de cerca de 500 mil deslocados a mais neste ano. (ANSA).

 

Fonte: iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.