28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manchete
05/11/2019

OPINIÃO DO SOCIÓLOGO LÚCIO CARRIL: A RELAÇÃO DA VIOLÊNCIA DE BOLSONARO, MC GUI E OUTROS SUJEITOS

Foto: Foto-montagem / Portal do Zacarias

*Por Lúcio Carril - Tenho visto manifestações de indignação com muitos atos repugnantes que vazam em vídeo para as mídias sociais, como no caso desse descompensado que zombou de uma criança, causando-lhe grande constrangimento e dor.

 

Mas o que tem a ver essa conduta com uma criança empunhando uma arma de brinquedo nos braços do presidente do Brasil, um feminicida, um pedófilo, um racista e um homofóbico?

 

Tem tudo a ver.

 

O comportamento, as condutas e toda forma de se conduzir no mundo é uma construção social, cultural e histórica.

 

O bullying a uma criança é resultado de uma visão de mundo onde a criança é um objeto, uma coisa pertencente aos pais, sem direito e cidadania.

 

Lembram desta frase: "Criança não tem querer"?

 

Da mesma forma é o desrespeito à mulher, vítima de um patriarcado construído por toda a história, a fim de garantir dominação e subserviência para o trabalho, na mesma linha do racismo e da homofobia, sendo este último alvo de dogmas religiosos anacrônicos e geradores de violência como muitos outros.

 

E a criança com arma no colo de um sujeito que reúne todos os males criados pela excrescência social, cultural e histórica?

 

É o jovem de amanhã que vai zombar de uma criança com leucemia, que vai matar sua companheira, que vai espancar seu filho e todo homossexual que encontrar pela frente.


*Lúcio Carril é sociólogo e especialista em gestão e políticas públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.