23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
22/10/2021

OPINIÃO: Ministério Público não pode continuar como está. Ele vem sofrendo profundo desgaste com uma militância política vigorosa de servidores reacionários, moralistas e corruptos

Foto: Reprodução

*Por Lúcio Carril - Uma coisa é certa: o Ministério Público não pode continuar como está. É preciso ter maior controle social para garantir sua autonomia ou continuará sendo instrumento do corporativismo extremo e privatista.

 

Autonomia e independência de uma instituição que tem a missão de defender a lei e os direitos sociais só existirão se houver um entrelaçamento com a sociedade e com suas representações.

 

O MP vem sofrendo profundo desgaste com uma militância política vigorosa de servidores reacionários, moralistas, opositores das garantias legais e corruptos. Seu conselho nacional, o CNPM, atua de forma leniente com esses desvios, deixando preponderar o corporativo extremado.

 

Veja também 

 

OPINIÃO: Bolsonaro e o seu programa 'Fome Todo Dia'

 

OPINIÃO: Bolsonaro e sua horda bebem o sangue deixado na veia da história pelas elites brasileiras

Volto a repetir: autonomia e independência só existirão com maior participação social. E essa participação não pode ser engessada pelo parlamento. É preciso democratizar o Conselho e ampliar as possibilidades de escolha do seu corregedor.

 

Em hipótese alguma apoio Arthur Lira, um político de má-fé, mas não sigo o corporativismo dos oportunistas de plantão do Ministério Público, defensores da auto impunidade e da instrumentalização da instituição para fins de militância político-partidária.

 

A democracia imprescinde de um MP forte e atuante, assim como roga pela ampliação da participação social. É possível conjugar esses interesses republicanos para garantir o pleno e contínuo funcionamento das instituições.  

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

*Lúcio Carril é sociólogo, ex-secretário executivo da Secretaria de Política Fundiária do Estado do Amazonas, ex-delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário e especialista em gestão e políticas públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.