24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
06/11/2020

OPINIÃO: POR LÚCIL CARRIL - A Ciência e a Cultura resistem ao negacionismo, à censura e ao retrocesso Compartilhar:

Foto: Reprodução

*Por Lúcio Carril - Hoje, 06 de novembro, é o Dia da Ciência e da Cultura.


Seria motivo de comemoração se o Brasil não estivesse sob a regência de um agente inimigo dessas duas referências da humanidade. Não são poucos os golpes contra a ciência, cujo ministério nesta gestão teve uma queda de 31,69% no seu orçamento. Um corte de quase 4 bilhões dos 11, 8 bilhões de reais previstos para este ano.


Há uma operação de desmonte do Sistema de Ciência e Tecnologia do país. Os cortes incidiram sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, gerido pelo Finep - financiadora de estudos e projetos, que aplica recursos em pesquisa e inovação de universidades e empresas.

 

Veja também

 

OPINIÃO: Por Lúcio Carril - A legítima defesa da honra e o direito de matar

 

POR LÚCIO CARRIL - Reflexões com gosto de ‘hortelã’

Na cultura, basta dizer que o Brasil hoje é o único país da América Latina a não ter um ministério da área. Soma-se a este descalabro a censura às manifestações artísticas e a agressão a artistas, intelectuais e grupos étnicos.


O governo Bolsonaro é uma antítese dos valores e das conquistas da humanidade. Estimula o seguimento do negacionismo e da violência, fazendo aumentar a ignorância e o retrocesso civilizatório.


Mas há resistência.


Cientistas e intelectuais da cultura vêm se mobilizando contra as ações nefastas do governo e dos seus lacaios. O mundo já tem conhecimento do buraco tenebroso que a direita retrógrada está metendo o Brasil. Vozes dissonantes da destruição dos sistemas de ciencia e cultura ecoam por muitos países, protestando contra a bandeira do atraso que tremula no Planalto.


Minhas saudações aos pesquisadores, cientistas, artistas, intelectuais, produtores culturais, que resistem na indelével missão de construir a justiça, o conhecimento e a liberdade como expressão de beleza da humanidade. 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

**Lúcio Carril é sociólogo, ex-secretário executivo da Secretaria de Política Fundiária do Estado do Amazonas, ex-delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário e especialista em gestão e políticas públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.