20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
20/06/2020

Os Tubarões dormem? Conheça Algumas curiosidades do animal

Foto: Reprodução

Nesses últimos dias eu estava assistindo ao filme “Procurando o Nemo” e todo mundo que já viu esse longa, sabe que uma das melhores cenas envolvem o Tubarão, que inclusive é um dos meus personagens favoritos deste filme.

 

Após ver esse filme, acabei indo procurar algumas curiosidades sobre o animal que assombra não somente os demais peixes, mas também nós humanos, afinal tubarões são animais bem perigosos.


Nessa minha pesquisa, acabei me deparando com uma dúvida bem interessante: Afinal, os tubarões dormem ou vivem acordados? Pois é, bem curioso, não? Pois bem… hoje decidi trazer a resposta desta pergunta aqui para vocês, incluindo mais algumas curiosidades. Espero que gostem!

 

Veja também

 

CURIOSO! Conheça 5 das mortes mais misteriosas do mundo. VEJA

 

vConheça o 'Morte Branca', o maior sniper da história. Ele teria matado mais de 540 pessoas

Os Tubarões dormem?

 

tubarões


Segundo especialistas, é muito possível que exista alguma animal que nunca dorme, porém não há comprovações da maioria deles. A única coisa que sabemos com toda certeza é que a maioria dos mamíferos e aves dorme… Mas e os tubarões? Existe algo sobre eles? Bom, eu pesquisei bastante para tentar trazer o máximo de informação para vocês e acabei encontrando o depoimento do biólogo Otto Bismarck Gadig, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), um especialista nesses animais marinhos. Confira o que ele diz à respeito:

 

“Eles jamais foram pegos dormindo, mas ainda não foi experimentalmente possível comprovar se, de fato, eles nunca dormem”

 

Em contra partida a isso, também acabei encontrando uma publicação do ano de 2016, onde o canal Discovery Channel registrou um tubarão branco dormindo… Isso mesmo, meus amigos.

 

Na ocasião, os pesquisadores estavam perseguindo um dos tubarões pela Ilha de Guadalupe para estuda-lo e depois de um certo tempo observaram que as mandíbulas do animal começaram a se abrir, entrando em um estado quase catatônico. No entanto, ele continuou a se mover através da água, embora mais lentamente do que o habitual. Se o tubarão parasse de se mover, a água não fluiria através de suas brânquias e ele iria perder a flutuabilidade, sufocando.

 

Lembrando que este caso citado no paragrafo acima foi a única vez que algum especialista viu um tubarão dormindo, ou seja, ainda não há provas suficientes para comprovar que os animais dormem.

 

Algumas curiosidades do animal

 

tubarões

Fotos: Reprodução


Tubarões-brancos preferem uma vida mais solitária, mas isso não significa que eles sejam mal organizados: existe uma espécie de hierarquia social, na qual as fêmeas frequentemente são dominantes sobre os machos.


Os tubarões-brancos são encontrados geralmente em regiões em que a água salgada é mais quente.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.  

 

Quando um tubarão-branco devora um leão-marinho por inteiro, ele pode passar até três meses sem se alimentar.

 

Tri Curioso
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.