19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
09/08/2021

Osteoporose pode ser prevenida com um estilo de vida saudável; entenda

Foto: Reprodução

Especialistas falam da importância da vitamina D para combater à doença que atinge os ossos

Provavelmente você já tenha ouvido falar em osteoporose, mas não sabe ao certo por quais motivos ela se manifesta? Pois bem, para esclarecer o assunto, o SD conversou com a Dra. Fernanda Buonfiglio de Castro Monteiro, Médica da Família e Comunidade da Vibe Saúde.  

 

Segundo ela, a osteoporose é uma doença sistêmica do esqueleto, caracterizada pela perda óssea e alteração da microarquitetura do tecido ósseo, que deixa o osso mais frágil e a partir disso passa a ter mais chance de fratura.

 

"Estima-se que 40% da mulheres brancas acima dos 50 anos e 13% dos homens brancos, nesta mesma faixa etária, terão ao menos uma fratura por fragilidade óssea, sendo assim mais frequente nas mulheres. Quanto mais avançada a idade, maior a incidência da osteoporose, portanto maior a chance de fratura, o que diminui a expectativa de vida em 5 anos após o evento e, por isso, a importância de prevenir e tratar a doença".


Veja também 

 

Higiene do sono: 6 dicas para o seu cérebro dormir melhor

 

Deseja emagrecer? Saiba como os hormônios podem te ajudar!

 

"Adotar hábitos de vida saudáveis e fazer acompanhamento médico, especialmente após os 50 anos, facilitam o diagnóstico de osteopenia (condição que antecede a osteoporose) e permitem adotar medidas para que a doença não evolua".

 

Além disso, existem fatores que contribuem para o surgimento da doença, como tabagismo, etilismo (mais de 3 doses de bebida alcóolica por dia), sedentarismo e dieta com pouca ingestão de cálcio.

 

Logo, o leite de vaca não pode faltar no cardápio, pois é rico em cálcio, essencial para ossos saudáveis e no combate à osteoporose. A maioria dos extratos vegetais é enriquecida com cálcio, portanto, escolha um que contenha no mínimo 120 mg de cálcio por 100 ml.

 

Outra especialista, Lúcia Barreira, gerente técnica-científica do Laboratório Gross, diz que carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos contém excelentes níveis de vitamina D, assim como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.

 

E ela lembra que a vitamina D só está presente em alimentos de origem animal, não sendo possível encontrá-la em fontes vegetais como frutas, verduras e grãos. "Desta forma, os veganos, que são vegetarianos que não consomem ovos e leite e derivados, precisam utilizar outras formas para obter sua vitamina D - o que inclui suplementação", diz Lúcia.

 

Tratamento para osteoporose:

 

A Dra. Fernanda Buonfiglio, ressalta que ele é multidisciplinar, ou seja, inclui atividade física regular, em especial a musculação, além de uma dieta rica em cálcio e também exposição solar adequada, isto é, antes das10 horas da manhã e depois das 4 da tarde, para que sejam alcançados níveis normais de vitamina D no organismo. Existem alguns medicamentos disponíveis no mercado e só devem ser tomados quando indicados por um médico.

 

"Essa doença, pode ser secundária a outras patologias e, nestes casos, o acompanhamento médico das outras doenças se torna fundamental para frear a evolução da perda óssea".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Consultorias: Dra. Fernanda Buonfiglio de Castro Monteiro, Médica da Família e Comunidade da ViBe Saúde e Lúcia Barreira, gerente técnica-científica do Laboratório Gross.

 

 

Fonte: Terra 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.