29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
02/12/2022

Ovo pode prevenir câncer de próstata; veja como incluir na dieta

O mês de novembro é colorido de azul, ou seja, trata-se da campanha mundial de prevenção ao câncer de próstata. Saiba que um alimento popular dos brasileiros tornou-se aliado dos homens nessa cuidado. Sim! O consumo de ovo ajuda na prevenção do câncer de próstata.

 

MOTIVO


"O ovo é a fonte de proteína de fácil digestibilidade. O conjunto de nutrientes presente no ovo contribui para prevenção (do câncer de próstata) juntamente com uma alimentação que seja equilibrada. Que seja composta por verduras, legumes, frutas e alimentos integrais", afirmou com exclusividade para o Sport Life a nutricionista do Instituto Ovos Brasil Lúcia Endriukaite.

 

BENEFÍCIOS


"Mente sã, corpo são". Essa frase do poeta romano Juvenal simplifica como deve ser encarada essa batalha. Portanto, uma alimentação balanceada com a prática regular de exercícios físicos são importantes. As negações ao tabaco e alcoolismo influenciam nesse processo de prevenção.

 

Veja também 

 

Muito além do Vírus: pessoas com HIV estão vivendo com mais qualidade de vida, mas ainda têm riscos elevados de desenvolverem outras doenças crônicas

 

Dezembro Vermelho: Saúde lança programação de prevenção e combate ao HIV/Aids no Amazonas

O ovo é a fonte de proteína composta de vitaminas, e a colina é o destaque. Minerais como o selênio com elevada capacidade antioxidante e protetora, carotenoides luteína e zeaxantina. O ovo favorece a manutenção da massa muscular, evita sarcopenia, perda de massa e força muscular comum para os idosos.

 

Questionada sobre quais alimentos que se encaixam para acompanhar o ovo nas refeições, Lúcia citou tomate, couve-flor, brócolis e repolho e detalhou a importância de todos como acompanhamento.

 

"Exemplo importante é o licopeno, que está presente no tomate e, principalmente, no cozido que melhora a biodisponibilidade. O molho de tomate tem uma quantidade imensa de licopeno que tem ação protetora. Temos o indol-3-carbinol, que fazem parte das crucíferas, que é a couve-flor, brócolis e repolho. Esses têm ação antioxidante, que protegem o DNA da célula. Uma preparação feita com molho de tomate e ovos contribui muito para saúde do homem", explicou Lúcia.

 

Existe aquele ditado de que tudo feito em excesso faz mal. Nesse sentido, comer ovos de maneira exagerada não faz bem para ninguém. Principalmente quando ovo for mal preparado, que causa dano para saúde. Ovo cru ou mal passado permite surgir a bactéria Salmonela, responsável ela infecção no intestino, febre, vômitos e diarreias fortes.

 

"O consumo de dois a três ovos fornece de forma prática a proteína de ótima qualidade, selênio, gorduras monoinsaturadas e um pouco de ômega 3. Serão importantes para prevenção e uma alimentação equilibrada. Então, o ovo pode participar de qualquer refeição", garantiu Endriukaite.

 

OUTRA AJUDA PARA PREVENÇÃO


A atividade física é outro fator nessa prevenção. Ou seja, quem garante a tese é a empresa estadunidense Johns Hopkins Medicine. Esse trabalho divulgado no ano de 2019 "ilustrou" a força da atividade física na "batalha" contra o câncer de próstata. Sendo assim, o urologista Michael Hiroshi afirmou que esportistas regulares em treinos lidam com chance pequena de desenvolver câncer de próstata.

 

SINAL DE ESPERANÇA


O Instituto Datafolha divulgou em conjunto com a plataforma Omens e do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), que 95% dos brasileiros admitiram a importância do exame de toque retal. Esse trabalho ainda acrescentou que a execução desse exame não interfere na masculinidade dos 88% dos entrevistados.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

QUEM É ELA


Lúcia Endriukaite formou-se em nutrição na UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), é especialista em Fitoterapia pela ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição), com pós-graduações em Fitoterapia Clínica na Faculdade do Litoral Paranaense), bases nutricionais para atividade física na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e em Administração de Serviço de Nutrição e Dietética no Centro Universitário São Camilo. 

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.