19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
19/02/2020

Pai que matou filho no Acre agiu em legítima defesa: 'Era saco de pancada', diz advogado

Foto: Arquivo pessoal

Raimundo Bispo, de 19 anos, morreu no dia 9 de fevereiro após ser atingido por facada na coxa. José Bispo era agredido e maltratado pelo filho mais novo, alega defesa.

Aos 60 anos, o aposentado José Bispo segue preso na unidade de Senador Guiomard, no interior do Acre, após ter matado o filho de 19 anos, Raimundo Bispo, com uma facada na coxa direita, que acabou atingido a veia femoral.

 

Passado mais de um mês da morte de Raimundo, familiares contaram ao G1 que o aposentado tinha uma relação conturbada com o filho mais novo, que tinha ligação com o crime organizado.

 

A família conta ainda que José tem câncer na garganta. Além disso, o idoso luta contra o vício do álcool. Parou em 2005 ao descobrir a doença , mas voltou a beber quando o filho se envolveu com o crime.

 

Veja também

 

Motorista que assediou jovem diz que menor usava 'short tipo Anitta' e cantora reage: 'Nada justifica'. VEJA VÍDEO


'Tem mais assassinatos no Brasil por mês do que mortes por coronavírus no mundo', diz brasileiro que decidiu ficar na China

 

"Ele apanhava muito do Raimundo. Os vizinhos já tinham alertado a família", conta um parente, que prefere não se identificar.

 

Antes de ser diagnosticado com câncer, José trabalhava como eletricista e técnico em refrigeração, mas, por questão de saúde, teve que se aposentar.

 

'Era saco de pancada'


O idoso também lutava contra a depressão. Familiares contam que ele pedia que o filho mais novo saísse do crime e seguisse os passos dos outros três irmãos, todos formados.

 

O apartamento onde o crime aconteceu havia sido alugado há pouco tempo pelo aposentado. O filho não ficava constantemente lá, mas se dividia entre a casa da mãe e do pai.

 

Os períodos em que Raimundo ficava com o pai eram marcados por agressões físicas, psicológicas e verbais, segundo o advogado de defesa, Armysson Lee.

 

"O garoto batia no pai dele, espancava mesmo. E, neste dia, [do crime] ele agiu em legítima defesa. Tomou a faca do Raimundo e foi apenas uma punhalada, sem intenção de matar. Ele foi se defender", alega o advogado.

 

E é a tese de legítima defesa que o advogado vai usar para pedir o habeas corpus do aposentado depois do carnaval.

 

Em audiência de custódia, a Justiça manteve a prisão preventiva dele, mesmo sem antecedentes criminais, devido ter sido pego ainda no flagrante.

 

"Ele ia matar o José. O pai tinha virado saco de pancada do filho, infelizmente. Chutava, jogava café quente. Era espancado e a família sabia disso", diz Lee.

 

José Bispo está preso em Senador Guiomard, no interior do Acre  — Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

 

'Matei o Raimundinho'


Após ver que havia ferido o filho gravemente, o aposentado ainda tentou estancar o sangue, mas não conseguiu.

 

Coberto pelo sangue do filho, foi até a casa da mãe, que fica ao lado, e confessou o crime. "Eu matei o Raimundinho", disse ao chegar na casa da mãe dele.

 

Ainda segundo a defesa, ele mesmo ligou para a polícia e se entregou. "Nem precisou ser algemado", lembra o familiar.

 

Facção pagou enterro


Após o crime, quando a família foi procurar resolver as questões burocráticas do enterro, foi informada que tudo foi pago por um grupo criminoso e a ordem foi que ninguém da família de Raimundo chegasse perto do corpo.

 

"O enterro foi pago pelo crime. Essa é a prova maior que estava envolvido com facção", complementa o advogado de defesa do aposentado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Atualmente preso, a defesa de José diz que ele se arrepende e que a intenção nunca foi matar o próprio filho.

 

"Ele olha para mim e fala: 'Doutor, como vou querer matar meu próprio filho?'. Mas, era uma situação triste, ele só queria que o filho saísse daquela vida e seguisse o caminho certo, como os outros irmãos", finaliza.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.