16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
02/06/2019

Papa Francisco pede 'perdão' a ciganos por discriminações cometidas pela Igreja

Foto: Andreas Solaro / Reuters

Em visita ao bairro de Barbu Lautaru, pontífice recebeu flores de um menino e pediu aos ciganos que

O papa Francisco pediu "perdão" aos ciganos em nome da Igreja pelas "discriminações, segregações e maus-tratos", durante um encontro neste domingo (2) com representantes desta comunidade na Romênia.

 

"Peço perdão, em nome da Igreja, ao Senhor e a vocês, pelas vezes em que, no curso da história, nós os discriminamos, maltratamos ou os olhamos mal", declarou o pontífice em um discurso dirigido à comunidade cigana da cidade de Blaj, na região central da Romênia.

 

Veja também 

Esfaqueamento em massa nas proximidades de Tóquio

 

Na última etapa de sua viagem de três dias à Romênia, o papa se reuniu com integrantes da minoria cigana, que tem entre um e dois milhões de pessoas em um país com 20 milhões de habitantes, onde constituem uma comunidade pobre e com frequência marginalizada.

 

Francisco foi recebido por milhares de pessoas no bairro de Barbu Lautaru, construído ao redor de uma rua estreita, de casas pequenas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Depois de saudar uma família e receber flores de um menino, o pontífice se dirigiu aos fiéis de uma pequena igreja do bairro e pediu aos ciganos que "assumam seu papel preponderante, sem ter medo de compartilhar e oferecer estas notas particulares", que são parte de sua identidade, citando seu senso de "família, de solidariedade, de hospitalidade".

 

Na Europa, o número de ciganos é calculado em entre 10 e 12 milhões.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.