18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
07/03/2021

Papa Francisco visita cidade no Iraque devastada pelo Estado Islâmico

Foto: DIVULGAÇÃO

Papa Francisco em Mossul, no Iraque, em 7 de março de 2021

O Papa Francisco encontrou-se neste domingo (7) com moradores da cidade de Mossul, no Iraque, e ouviu de católicos e de seguidores de outras religiões como foi viver sob o domínio do Estado Islâmico.

 

O líder religioso afirmou a eles que a fraternidade é mais durável que o fratricídio, e os elogiou por terem se reerguido.

 

O papa está em uma viagem histórica ao Iraque. No sábado, ele visitou o local de nascimento do profeta Abraão.

 

Veja também 

 

Ministro da Saúde do Paraguai cai após protestos por má gestão da pandemia. VEJA VÍDEOS

 

Fenômeno atinge céu da Argentina durante tempestade e intriga moradores. VEJA VÍDEO

 

O papa chegou de helicóptero para a cidade. Ele visitou as ruínas de casas e igrejas onde ficava o centro da cidade, antes da ocupação do Estado Islâmico, entre 2014 e 2017.


Grande parte da cidade foi destruída em 2017, durante as batalhas entre o Estado Islâmico e uma coalizão de forças do Iraque e internacionais.

 

"É cruel que esse país, berço da civilização, tenha sido atingido por um golpe tão bárbaro, com destruição de locais de devoção ancestrais destruídos e mulheres de pessoas, muçulmanos, cristãos, yazidis e outros, forçados a ir embora ou mortos", ele afirmou.

 

“Hoje, porém, reafirmamos nossa convicção de que a fraternidade é mais durável do que o fratricídio, que a esperança é mais poderosa do que o ódio, que a paz é mais poderosa do que a guerra”.

 

O papa viaja com uma equipe de segurança grande. Picapes militares montadas com metralhadoras escoltam sua comitiva, e há seguranças à paisana em Mossul.

 

Em uma aparente referência direta ao Estado Islâmico, Francisco disse que a esperança nunca poderia ser "silenciada pelo sangue derramado por aqueles que pervertem o nome de Deus para buscar caminhos de destruição".

 

Ele então leu uma oração repetindo um dos principais temas de sua viagem, que é sempre errado odiar, matar ou guerrear em nome de Deus.

 

Os combatentes do Estado Islâmico, um grupo militante sunita que tentou estabelecer um califado na região, devastaram o norte do Iraque de 2014-2017. Eles mataram cristãos e também muçulmanos que se opunham a eles.

 

Comunidades cristãs antigas


A comunidade cristã do Iraque é uma das mais antigas do mundo. Eka foi particularmente devastada pelos anos de conflito. Hoje, há cerca de 300 mil cristãos no país, contra cerca de 1,5 milhão antes invasão dos EUA em 2003 e da violência brutal militante islâmica que se seguiu.

 

O Papa Francisco em Qaraqosh, um enclave cristão no Iraque, em 7 de março de 2021 — Foto: Yara Nardi/Reuters

Foto: Divulgação 

 

O padre Raid Adel Kallo, pastor da Igreja da Anunciação, que foi destruída, contou que em 2014 ele fugiu com 500 famílias cristãs. Menos de 70 famílias estão no país agora.

 

“A maioria emigrou e tem medo de voltar”, disse.

 

Enclave cristão


Francisco então voou de helicóptero para Qaraqosh, um enclave cristão que foi invadido por combatentes do Estado Islâmico e onde as famílias lentamente voltaram e reconstruíram casas em ruínas.

 

Em Qaraqosh, ele recebeu boas-vindas de milhares de pessoas animadas, que lotaram as beiras das estradas para tentar ver o líder religioso.

 

A maioria não usava máscara.

 

Missa no estádio de Erbil


O papa celebrou uma missa em um estádio da cidade de Erbil, que teve a presença de 10 mil pessoas (espalhadas, para evitar o contágio do coronavírus).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

A missa foi em italiano, mas houve orações em árabe e siríaco, as línguas dos cristãos locais. Além disso, houve uma orquestra com cerca de 80 músico.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.