25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Bizarro
16/02/2020

Paredes de ossos humanos são encontradas em catedral medieval na Bélgica

Foto: Reprodução

Arqueólogos fizeram a descoberta ao examinar o terreno para construção de um centro de visitantes na igreja, que abriga os painéis da pintura "Adoração do Cordeiro Sagrado"

Arqueólogos do estúdio de restauração Ruben Willaert, na Bélgica, foram os responsáveis por uma assustadora descoberta nos arredores de Gante, cidade portuária ao noroeste do país.

 

Enquanto exploravam a catedral de Saint-Bavo, os pesquisadores encontraram paredes feitas com ossos humanos, principalmente os das coxas e da canela de adultos. Para completar o cenário, também foram achados crânios destruídos entre as construções, além de esqueletos completos encontrados a um nível acima da macabra descoberta.

 

Conhecida por abrigar os painéis do retábulo de Adoração do Cordeiro Sagrado, famosa obra medieval feita pelo pintor flamengo Jan van Eyck, a catedral de Saint-Bavo está se preparando para construir um novo centro de turistas. Os muros feitos de ossos, porém, não virarão ponto turístico no local: eles serão removidos para estudo.

 

Veja também

 

Exílio, choque nos ovários, libido 'desligada': a vida de privações da princesa Alice, sogra da rainha Elizabeth 2ª

 

Efeito Espectador: como nós reagimos diante de um crime?

"No momento, colocaríamos a construção atual entre os séculos 17 e 18, embora ainda haja muita pesquisa a ser feita ainda”, afirmou Janiek De Gryse, líder do projeto, em entrevista ao The Brussels Times. Os pesquisadores também estimam que os ossos sejam do século 15.

 

Paredes de ossos humanos são encontradas em catedral medieval na Bélgica (Foto: Ruben Willaert bvba/Facebook)

Foto: Reprodução 

 

Outros mistérios que deve ser resolvido pelos arqueólogos é o motivo por trás da construção das paredes, que são uma descoberta inédita na Bélgica. Para os especialistas, a resposta deve estar ligada ao antigo cemitério da catedral.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Uma das teorias é a de que os muros foram construídos quando durante uma limpeza no local, que estava sendo preparado para receber novos corpos. “Dado que os fiéis acreditavam na ressurreição do corpo, os ossos eram considerados a parte mais importante”, explica De Gryse. “Por isso, às vezes, casas de pedra eram construídas contra as muralhas dos cemitérios da cidade: para abrigar crânios e ossos longos no que é chamado de ossuário.”

 

GALILEU

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.