19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
29/09/2019

Parque Sumaúma completa 16 anos com programação gratuita e inclusiva neste final de semana

Foto: Divulgação

A programação especial de aniversário inicia às 8h

 O Parque Estadual Sumaúma abre as portas para a população, neste final de semana, para comemorar os 16 anos de existência da primeira Unidade de Conservação (UC) estadual em área urbana do Amazonas.

 

Com uma programação inclusiva para pessoas com deficiência, o dia será celebrado com atividades gratuitas de lazer e educação ambiental, como apresentações de filmes, cinoterapia e trilha com os bombeiros mirins, no parque localizado na Cidade Nova, zona norte de Manaus.

 

Administrado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o parque foi criado no dia 5 de setembro de 2003, por meio do Decreto nº 23.721.

 

Veja também

 

PMN aposta em Marcelo Amil como pré-candidato a prefeito de Manaus

 

Sancionada Lei que assegura fornecimento de alimento e água a animais de rua em espaços públicos por cidadãos

 

O espaço possui uma área de 52,62 hectares e abriga uma grande diversidade da flora e fauna da Amazônia, como o sauim-de-coleira, animal símbolo da capital amazonense.

 

 

A programação especial de aniversário inicia às 8h e segue até o meio-dia, com opções para todas as idades. Trilha com os bombeiros mirins, zumba inclusiva, espaço circuito motor, oficina de artes e cinoterapia – terapia com cães – integram a programação.

 

 

O parque segue aberto até as 16h com programação normal – trilhas interpretativas, academia ao ar-livre, parquinho infantil e viveiro de mudas.

 

 

“Preparamos uma programação inclusiva em comemoração ao Dia do Surdo e ao aniversário do parque. As atividades envolvem cultura, esporte e ações ambientais para todas as idades.

 

 

O Parque Estadual Sumaúma merece essa celebração por ser uma área protegida bem no meio da cidade de Manaus”, disse a secretária adjunta da Sema, Christina Fischer.

 

 

As atividades são realizadas pela Sema, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Instituto Sumaúma e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).


 Programação de aniversário

 

Fotos: Reprodução

 

A abertura da programação ocorrerá às 8h com atividades realizadas pela Sema e parceiros. Até 11h, a Seped levará ações para pessoas com deficiência, como trilha pavimentada de 200 metros acompanhada dos bombeiros mirins; espaço circuito motor, na área externa em frente à sala da biodiversidade; zumba inclusiva, no pátio dos Bombeiros; e pedala mania, durante todo o evento.

 

A população poderá prestigiar ainda o trabalho de cinoterapia, no estacionamento do parque, das 8h às 9h30. Das 8h30 às 11h30, será oferecido “Cine Ambiental” na sala da biodiversidade.

 

O Instituto Sumaúma também promoverá atrações das 8h30 às 11h30. Na Central de Visitantes, a programação iniciará com a banda Padre Pedro, seguida da apresentação do coral de adultos e da oficina de arte no hall da sala da biodiversidade.

 

As apresentações do grupo de dança da terceira idade e da camerata de violões encerram a programação.

 

A Seped disponibilizará também uma van adaptada para fazer o traslado dos visitantes com deficiência ou com mobilidade reduzida até o local das atividades.

 

Horários das trilhas – As trilhas no parque contarão com intérpretes para acompanhar os visitantes. Serão organizadas saídas de grupos a cada hora, com início marcado para as 8h30. É recomendado o uso de sapatos fechados (tênis ou bota), protetor solar e roupas frescas e confortáveis, como as usadas para prática de atividades físicas.

 

É importante também que os visitantes levem garrafa ou squeeze com água para hidratação, atentando para o descarte adequado dos resíduos nas lixeiras instaladas nas áreas comuns do parque.

 

A entrada no Parque é gratuita e acesso ao local se dá pela avenida Bacuri, s/nº, Cidade Nova. A unidade de conservação recebe visitantes de terça a domingo, das 8h às 16h.

 

Arrecadação de brinquedos – O Parque Estadual Sumaúma também aderiu à campanha “Doe um brinquedo e ganhe sorrisos” – realizada pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

 

No aniversário do parque, o local funcionará como posto de arrecadação dos brinquedos, que serão doados às crianças carentes de Manacapuru, durante a Corrida dos Curumins, que acontece no município no dia 12 de outubro, Dia das Crianças.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

A arrecadação ocorrerá até a próxima segunda-feira (30/09), no Parque Estadual Sumaúma ou na sede da Sema e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.280, Parque Dez, Manaus. A população pode doar brinquedos novos e usados, desde que em bom estado.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.