23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
21/06/2022

Partido de Ricardo Nicolau obtém nova vitória jurídica para a Zona Franca de Manaus

Foto: Reprodução

Deputado estadual Ricardo Nicolau

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) do Solidariedade, partido do deputado estadual Ricardo Nicolau, que pede a manutenção da decisão judicial em favor da Zona Franca de Manaus (ZFM) obteve uma nova vitória e recebeu parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta terça-feira (14). O parlamentar declarou que esse é mais um passo em defesa dos empregos do Polo Industrial de Manaus (PIM) e afirmou que a sigla permanecerá vigilante.

 

“Esse é mais um passo em defesa da Zona Franca de Manaus. A ADI do nosso partido, o Solidariedade, obteve uma liminar do ministro Alexandre de Moraes e, agora, o indicativo da PGR para garantir os nossos empregos. Vamos continuar lutando pelos direitos do povo do Amazonas. A Zona Franca é de fundamental importância para o presente e futuro do nosso estado. Precisamos manter e ampliar o número de indústrias. Essa é parte de uma grande vitória”, ressaltou Ricardo Nicolau.

 

No parecer, o procurador-geral da República, Augusto Aras, rejeitou a tese do Ministério da Economia de que os decretos garantiam a competitividade do PIM. “Tal cenário aparenta ter o potencial de esvaziar estímulo à permanência de empresas, e instalação de outras, na Zona Franca de Manaus, a recomendar, em sede de cognição sumária, a preservação da medida liminar até que sobrevenha o julgamento definitivo de mérito”, disse Aras no documento.

 

Veja também

 

Justiça atende ação de Ricardo Nicolau e determina mais transparência em pesquisas eleitorais

 

'Vamos até às últimas instâncias', diz Ricardo Nicolau após novo ataque à Zona Franca de Manaus

 

HISTÓRICO

 

Dois decretos do Governo Federal ameaçavam 500 mil empregos diretos e indiretos gerados pelo modelo ZFM. Em fevereiro deste ano, o primeiro decreto federal foi publicado no Diário Oficial da União e já determinava a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25%.

 

Depois, outro decreto editado no dia 29 de abril reduziu para 35% a alíquota do IPI, ampliando as desvantagens para as indústrias do Amazonas. No dia seguinte, o Governo Federal fez um novo decreto zerando a alíquota das bebidas não alcoólicas, o que afetava as empresas de refrigerantes no Estado.

 

Em maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar parte dos decretos que prejudicaram a ZFM após a ação do Solidariedade, feita em articulação da bancada federal do Amazonas com o presidente nacional do partido, deputado federal Paulinho da Força. Após a decisão, o governo federal recorreu da medida por meio da Advocacia Geral da União (AGU).

 

DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA

 

Ricardo Nicolau, que também é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), reafirmou que o Governo do Estado precisa realizar ações concretas para diversificar a economia, visando estar preparado para eventuais novos ataques ao modelo ZFM.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Temos um parque industrial moderno, mas que está aqui só por conta das isenções fiscais. Nunca houve um projeto efetivo de geração de emprego e renda que atraísse novos investimentos. Temos potencialidades em várias áreas como o turismo, o polo petroquímico e a mineração, que pode ser feita de forma sustentável. Os governos dos últimos 40 anos erraram em não diversificar a nossa economia. Precisamos mudar essa realidade. É inaceitável termos um Amazonas rico em recursos com a população passando necessidade”, criticou.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.