28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
29/07/2020

Pele ressecada no frio: saiba o que usar, o que evitar e truques para se cuidar

Foto: Reprodução

Separe o hidratante e enfrente o inverno sem ficar com a pele ressecada

Basta as temperaturas abaixarem para vários probleminhas que chegam para atrapalhar a vida da mulherada. Sentimos a pele ressecada, os lábios rachados e por aí vai.

 

Dermatologista da clínica Dr. André Braz, Luciana de Abreu explica que o ressecamento da pele ocorre no inverno principalmente pelo uso da água muito quente nos banhos. “O que piora a hidratação da pele, pois retira e remove o manto hidro lipídico (camada mais externa que recobre nossa pele e serve de barreira protetora e hidratante pois contem lipídeos, ceramidas e aminoácidos), diz a médica.

 

Para não sofrer com a pele ressecada e outros males do frio, Luciana e o dermatologista Franklin Verissimo Oliveira respondem 4 dúvidas.

 

Veja também

 

Mulher desenvolve doença medieval após tomar medicação para enxaqueca

 

Saúde da mulher: dicas de alimentação para TPM, gravidez e menopausa. VEM CONFERIR

O que NÃO fazer na rotina de cuidados com a pele no frio?

 

Dicas de cuidados com a pele no inverno

 

Por enquanto, é melhor esquecer a esfoliação. O dermatologista Franklin Verissimo Oliveira diz que essa prática pode piorar o ressecamento e deve ser evitada principalmente por pessoas de pele seca e sensível.

 

Luciana de Abreu completa, dizendo que a esfoliação só é útil em remover as célular mortas e aspereza que possam estar na superfície da pele. “No entanto, sempre vai promover mais ressecamento nesses locais. Ela só deve ser feita quando indicada pelo seu dermatologista e tomando cuidado para não esquecer de fazer a hidratação adequada logo em seguida”, alerta a dermatologista.

 

Quanto eu devo hidratar minha pele?

 

Sete dicas para manter a pele hidratada no inverno - Diário da Manhã

 

A hidratação vai ser sua melhor amiga para evitar a pele ressecada. De acordo com Luciana, tanto a pele do rosto como a do corpo tem que ser hidratadas duas vezes ao dia, principalmente após as lavagens do rosto e banhos, para repor a hidratação da pele.

 

“É fundamental lembrar de hidratar a pele do rosto, corpo e lábios diariamente, principalmente para quem tem a pele ressecada, e, mesmo para as peles mais oleosas; hidratar a pele é fundamental, principalmente no inverno!”, afirma.

 

Como evitar os lábios rachados?

 

O que fazer para lábios ressecados (e o que evitar) - Tua Saúde

 

Franklin explica que os lábios racham porque o ressecamento da pele diminuiu a elasticidade dela. Luciana completa e diz que, para evitar que os lábios rachem, é importante mantê-los hidratados durante todo o dia e protegidos da radiação ultravioleta, com um filtro solar labial.

 

“Antes de dormir, use hidratantes labiais específicos prescritos pelo seu dermatologista, e além de lembrar de ingerir bastante água ao longo do dia.”, observa a médica.

 

Quais os melhores produtos para evitar a pele ressecada?

 

Soluções para Pele Seca

Fotos: Reprodução


Os especialistas garantem que em geral, o uso de óleos vegetais reforçam a barreira externa da pele, protegendo-a da desidratação causada pelos banhos e sabonetes.

 

Podem ser utilizados óleo de coco, óleo de canola , óleo de girassol, manteiga de karité , óleo de amêndoas, puros ou misturados aos hidratantes faciais ou corporais, de acordo com a orientação do seu dermatologista.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Atenção também ao escolher o hidratante. “O primeiro requisito que os hidratantes para pele seca devem ter é o de restaurar o equilíbrio de umidade nas camadas superiores da pele e restaurar o microbiana natural da pele”, indica Franklin. 

 

iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.