20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
28/03/2020

Pesquisadores da UEA desenvolvem máscara em 3D que reduz contaminação pela Covid-19 e Tutiplast, empresa do Polo Industrial de Manaus, garante fabricação do equipamento

Foto: Divulgação

A Tutiplast vai doar a produção inicial para a Secretaria de Saúde do Amazonas

A equipe de engenheiros pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) desenvolveu um protótipo da máscara fabricada em 3D que vai ajudar a proteger principalmente os profissionais da Saúde que estão em contato direto com os infectados pela Covid-19.


A máscara diminui o risco de contaminação.


A equipe de pesquisa da UEA vinha encontrando dificuldade para conseguir matéria prima para produzir o visor do equipamento, mas agora conta com apoio fundamental da empresa Tutiplast, instalada no Polo Industrial de Manaus.

 

Máscara e válvula de ventilação já estão em fase de fabricação 


Atuando no mercado como uma das maiores empresas brasileiras do ramo plástico, a Tutiplast vem discutindo com os pesquisadores da UEA para produção em massa da máscara em 3D.


Além da máscara em 3D, a empresa b&z já trabalha na fabricação de uma válvula que é utilizada nos respiradores mecânicos utilizados nas unidades de terapia intensiva dos hospitais que atendem doentes de coronavírus.


De acordo com os pesquisadores, em alguns países a falta dessa válvula já comprometeu o tratamento de pessoas contaminadas com a Covid-19.

 

Linha de produção tem capacidade de

fabricar cem máscasras 3D por dia


Para evitar que o equipamento falte na fase mais crítica da doença, a linha de produção da Tutiplast iniciará a todo o vapor, por determinação de seus diretores.


O engenheiro Alexandre Damasceno explica que a válvula utilizada nos respiradores mecânicos foi o equipamento que salvou a vida de muita gente na Itália.


Damasceno disse ainda que já tem projetos em estudos para o desenvolvimento de máscaras em 3D com respiradores que entraram em fase de testes já na próxima semana.

 

Engenheiro mecânico Alexandre Damasceno mostra a produção de uma máscara

3D que reduz o risco de contaminação pela Covid-19 (Fotos: Divulgação) 


Os primeiros equipamentos produzidos na Tutiplast serão doados para a Secretaria de Saúde, de acordo com Alexandre Damasceno.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.