18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
03/10/2019

Petrobras completa 66 anos às vésperas de megaleilão

Foto: Reprodução

Desde o início do ano a empresa vem intensificando seu plano de desinvestimentos para focar na extração de petróleo em águas profundas

Petrobras está focada na produção de petróleo em águas profundas, intensificando plano de desinvestimentos por meio de desinvestimentos
A Petrobras fundada por Getúlio Vargas em outubro de 1953 completa 66 nesta quinta-feira num momento de grandes expectativas — e grandes pressões.


A petroleira estatal anunciou ontem que produziu 2,989 milhões de barris por dia no mês de agosto, uma alta de 18,5% em relação 2018 e um novo recorde mensal. Tudo isso às vésperas de um leilão de que deve mudar a história da companhia e do mercado brasileiro de energia.


No dia 6 de novembro o governo vai ofertar áreas do pré-sal na Bacia de Santos. A previsão é arrecadar 106 bilhões de reais, além de investimentos previstos de 200 bilhões de dólares para viabilizar a produção. O leilão é da chamada cessão onerosa, de descobertas que excedem a área concedida à Petrobras em 2010. Deve ser um marco na abertura do mercado brasileiro às multinacionais — 14 empresas de 11 países estão habilitadas, entre elas BP, Chevron e Petronas.

 

Veja também


Em derrota para o governo, Senado rejeita restrições a abono salarial

 

'Interesse na Amazônia não é no índio nem na porra da árvore, é no minério', diz Bolsonaro

 

Além da cessão onerosa, a Petrobras vem se concentrando nos últimos meses na produção de petróleo em águas profundas, intensificando seu plano de desinvestimentos por meio da privatização de diversos negócios. Em setembro, informou o início da segunda fase dos processos de venda de ativos de refino e logística associada no país. O plano inclui a privatização de mais quatro refinarias.


Contra as desestatizações, centrais sindicais prometem sair às ruas das maiores capitais do país para protestar hoje. No Rio de Janeiro, a concentração se dará em frente ao prédio da Eletrobras a partir das 16h e seguirá até o quadrilátero das estatais, onde fica a sede da Petrobras. O movimento organizado pela Central Única dos trabalhadores também deve contar com a presença de parlamentares.

 

Em agosto, o governo liberou uma lista com 17 estatais que devem ser 100% privatizadas nos próximos meses. A Petrobrás não faz parte do documento que confirmou os planos de passar empresas como Correios, Eletrobras e Casa da Moeda para a iniciativa privada. Ainda assim, em meio a uma série de desinvestimentos que vêm sendo feitos pela petrolífera, a equipe econômica não descarta uma completa desestatização no futuro.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Uma reportagem do jornal Valor Econômico sobre a suposta privatização Petrobras até o final do governo fez com que as ações da empresa saltassem 8% na bolsa de valores em um único dia do mês de agosto.


A Petrobras chega a seu aniversário com valor de mercado de 366 bilhões de reais, seis vezes mais do que no início de 2016. O dado, por si só, já é motivo de comemoração.


Revista Exame
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.