28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
23/11/2020

PL na Câmara aumenta pena por estupro de vulnerável e garante aborto legal

Foto: Reprodução

Prática de estupro de vulnerável pode passar a ter pena mínima de 10 anos

Um projeto de lei em tramitação na Câmara obriga os órgãos de segurança pública a garantir a integridade física, a privacidade e as liberdades de locomoção e de manifestação da vontade de vítimas de estupro que decidirem pelo aborto legal no Brasil.

 

A proposta, de autoria do deputado Marreca Filho (Patriota-MA), estabelece ainda que a justiça deverá priorizar o julgamento de pedidos para a interrupção da gravidez de crianças ou adolescentes.

 

Segundo o Código Penal brasileiro, o aborto praticado por médico em situações que envolvam risco de morte da mulher, estupro ou feto anencéfalo (sem cérebro) não é considerado crime.

 

 Veja também

 

Manifestantes defendem voto impresso em frente ao Planalto

 

 

Fracasso bolsonarista: Aliança pelo Brasil tem só 9% das assinaturas necessárias

 

Caso recente


O autor do projeto afirma que o objetivo é aperfeiçoar o atual sistema de proteção legal às vítimas de estupro, principalmente crianças e adolescentes.

 

Citando o caso de um tio que estuprou e engravidou uma menina de 10 anos em São Mateus, no Espírito Santo, Marreca observou que, além da trágica realidade retratada pela mídia, a vítima ainda passou por "diversas violações de suas mais elementares franquias constitucionais, no exercício do direito de ver a gestação interrompida".

 

Além de alterar a Lei do Depoimento Sem Dano ou do Depoimento Especial, o projeto modifica o Código Penal para aumentar em dois anos as penas mínimas previstas para o crime de estupro de vulnerável.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Assim, a pena mínima prevista para quem pratica ato sexual com menor de 14 anos passará a ser de 10 anos de reclusão. Caso resulte em lesão corporal grave, a pena mínima será de 12 anos de reclusão. Resultando em morte, será de 14 anos de reclusão.

 

Fonte: IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.