23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
09/06/2020

Plano de Combate ao Desmatamento Ilegal trará benefícios ao AM, avalia deputado Fausto Jr.

Foto: Divulgação

A criação do plano, bem como as vantagens ambientais para o Estado do Amazonas, foi destacada nesta terça-feira

Nos próximos dias, o governo Federal vai anunciar o Plano de Combate ao Desmatamento Ilegal, que vai vigorar até julho de 2023. Ele cria uma série de regras para conter o desmatamento e queimadas no Brasil, além de favorecer o recebimento de doações internacionais voltadas à preservação do meio ambiente.

 

A criação do plano, bem como as vantagens ambientais para o Estado do Amazonas, foi destacada nesta terça-feira (09) pelo deputado estadual Fausto Jr, durante sessão virtual da Assembleia Legislativa.

 

Segundo o deputado, o novo plano será coordenado pelo Conselho Nacional da Amazônia, que tem no comando o vice-presidente do Brasil, general Hamilton Mourão. A ideia é substituir o plano atual que expira no final do mês.

 

Veja também 

 

Problemas em Tonantins, Iranduba, Parintins, Lábrea e Manaquiri são debatidos na Aleam

 

Comissões técnicas da CMM vão se reunir para zerar pauta relacionada ao coronavírus

 

Fausto Jr. explica que a atualização será mais abrangente e vai impor a ordem de “tolerância zero” ao desmatamento ilegal. “Ficamos sabendo que o plano será rigoroso quanto ao desmatamento. A ordem é evitar uma segunda onda de queimadas ao longo deste ano”, afirmou o deputado.

 

Outra vantagem será a criação do Fundo da Amazônia, que permitirá a arrecadação de recurso junto a países como Alemanha e Noruega para financiar ações contra o desmatamento ilegal.

 

“O Fundo da Amazônia garantirá recursos para fiscalizar a floresta e fortalecer órgãos ambientais como Ibama e ICMBio”, acrescentou.

 

Fausto Jr. prevê que o fortalecimento do Conselho da Amazônia permitirá o desenvolvimento de alternativas econômicas no Amazonas, como a exploração de gás e do mineral nióbio, cuja maior reserva do mundo encontra-se no município de São Gabriel da Cachoeira.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

“Essa reserva de nióbio é avaliada em mais de R$ 1 trilhão e poderá ajudar no desenvolvimento do interior do Estado, além de garantir a preservação da floresta”, avalia o deputado.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.