18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Bizarro
10/03/2020

Ponto de referência macabro: os cadáveres esquecidos do Everest

Foto: Reprodução

A montanha de maior altitude do mundo, esconde os corpos de mais de 200 pessoas que tentaram desbravá-lo em vão.

O objetivo de escalar a montanha mais alta do mundo, pode ser extremamente difícil e arriscado. Mais de 200 alpinistas já perderam suas vidas ao se aventurarem no Everest, e seus corpos permanecem até hoje congelados no local.

 

As causas da morte podem ser por conta avalanches, quedas, mas também a falta de experiência que alguns dos aventureiros têm diante da desgastante subida.

 

As baixas temperaturas (que podem chegar a 70 ºC negativos) e a alta altitude acabam trazendo grandes problemas ao corpo: os músculos ficam fracos, chega pouco oxigênio ao cérebro e existem grandes chances do pulmão corre risco de sofrer edemas.

 

Veja também

 

Conheça a história do homem que fraudou o mcdonald's e lucrou 24 milhões de dólares

 

A ‘Mulher de Preto’ e o desastre de Charfield


Apenas em 2019, onze pessoas faleceram ao tentar completar o trajeto. A maioria das fatalidades ocorreram em uma parte do trajeto conhecida como “zona da morte”. Bem próxima ao fim do trajeto, os montanhistas passam por um local estreito, contando apenas com o apoio de uma corda fixada no topo da montanha e sem enxergar direito o que está acontecendo.

 

Com o aquecimento global, as geleiras da região do Himalaia estão derretendo e se tornando mais escassas. Com o gelo se espalhando, o que antes escondidos pelas camadas espessas de neve, começaram a aparecer, tanto que alguns cadáveres viraram referência para os montanhistas que estão subindo.


Apesar dos esforços do governo do Himalaia e da China, muitos dos cadávers continuam no local. Remové-los de lá, é um trabalho díficil e demorado, além de ser muito caro, uma expedição para a retirada pode chegar a $70 mil. E, a remoção dos antigos alpinistas é difícil, pois com o tempo, eles acabam ficando congelados na encosta da montanha.

 

O corpo do alpinista Tsewang Paljor, serve de referência aos outros

alpinistas que estão chegando ao topo

 

Também existe a controvérsia relacionada a tradição e crenças da região. Enquanto alguns alpinistas que ao pensar na possibilidade de morte durante a escalada, preferem ser mantidos lá, a comunidade lama quer que os "espíritos" sejam retirados de lá, pois acham um insulto aos deuses da montanha.

 

Devido ao aquecimento global a quantidade de lixo vêm a tona

(Fotos: Wikimedia Commons)

 
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.
 

O mais famoso é o do alpinista indiano Tsewang Paljor, que tentou a escalada em 1996, Os seus restos ficaram conhecidos como “botas verdes” e é ponto de referência por estar muito próximo ao cume, a 8.500 metros do nível do mar.

 

Uol

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.