28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
09/07/2020

Por que alguns homens não conseguem ter barba?

Foto: Reprodução

Embora os pelos faciais sejam uma das características mais marcantes do sexo masculino, você já deve ter percebido que alguns homens não conseguem ter barba.

 

De fato, tal incapacidade de cultivar um denso arbusto de pelos, que é aparentemente o principal indicador de virilidade e masculinidade, pode ser algo bastante frustrante para alguns. Mas, afinal de contas, por que isso acontece?

 

Bem, se ajudar, deixe-me garantir que não é sua culpa. A culpa é… dos seus pais! Ainda assim, a boa notícia é que existem soluções experimentais que podem driblar essa “incapacidade” que serão abordadas em breve. Porém, precisamos entender primeiramente por que masculinidade e barbas são coisas bastante diferentes, para a surpresa de muitos.

 

Veja também

 

Por que cachorros seguem seus donos?

 

Gato com sobrancelhas? Conheça Cornelius Cornbread

A principal razão por que alguns homens não conseguem ter barba 

 

Alguns homens não conseguem ter barba

 

É bem provável que você já saiba que a testosterona e o estrogênio estimulam e regulam as características sexuais de homens e mulheres, respectivamente. Nos homens, essas características incluem o crescimento de pelos faciais e virilidade sexual. No entanto, isso não quer dizer que os homens sem barba carecem da testosterona se comparados aos barbudos de plantão.

 

Na verdade, em termos de testosterona, todos os homens são quase iguais. De fato, exceto por alguns, a maioria dos homens possui os mesmos níveis de testosterona. Na prática, os que têm níveis normais não enfrentam problemas como virilidade diminuída, fadiga crônica ou o desenvolvimento de características verdadeiramente femininas, como tecidos mamários. No entanto, o que diferencia a multidão barbada daqueles de queixo limpo é como seus genes reagem à testosterona. Ou seja, é algo simplesmente genético.

 

É importante deixar claro que os pelos em geral, sejam eles na região facial ou em outros lugares, crescem quando a dihidrotestosterona (DHT), uma molécula sintetizada a partir da testosterona, se liga aos receptores da pele. Dito isto, o crescimento dos pelos não é determinado pela própria testosterona, mas pela forma como esses receptores respondem a ela.


Da mesma forma, a sua sensibilidade é determinada pelos seus genes. Portanto, se você deve culpar alguém, são, como eu disse anteriormente, seus pais. Porém, a questão é que isso também se resume ao acaso. Basicamente, as mutações são aleatórias e imprevisíveis. Desse modo, embora a descendência de um homem sem barba esteja predisposta a também não ter uma barba de tamanho considerável, isso nem sempre é o caso.

 

O que os homens que não conseguem ter barba podem fazer para contornar esse “problema”?

 

Homens não conseguem ter barba

 

Antes de tudo, se este é o seu caso, verifique se você não tem alopecia. A alopecia é uma condição que torna os pacientes severamente carecas e sem pelos. O que é mais comovente nisso é o fato de ser uma consequência de um erro raro cometido por nossos corpos geralmente conscientes. Basicamente, ela é causada quando o sistema imunológico ataca por engano os folículos capilares, a região onde o crescimento capilar começa.

 

O dano nem sempre é permanente, mas a razão pela qual é importante diagnosticar o mais rápido possível é que os suplementos prescritos por um dermatologista para tratar essa condição são diferentes dos suplementos prescritos para o crescimento de pelos faciais comuns. Vale destacar que existem vários produtos no mercado (como cremes e suplementos) destinados ao crescimento de pelos faciais. Por isso, você pode tentar consultar um dermatologista para encontrar um adequado ao seu tipo de pele.


Considerando que você não sofre com alopecia, lembre-se também que, como a testosterona ocorre naturalmente em seu corpo, isso significa que existem maneiras de aumentá-la sem suplementos. Levantar pesos e se exercitar são atividades que podem ajudar. Além de se exercitar, você deve consumir muitos carboidratos, proteínas e aumentar a quantidade de “gorduras boas” em seu corpo. Em suma, isso aumenta seu nível de energia e melhora o metabolismo.

 

Uma palavra final 

 

Homem barbudo

Fotos: Reprodução

 

Por último, é importante mencionar que, quanto mais sensível o corpo é à DHT, mais suscetível ele é a ficar careca. Em resumo, existe uma grande troca em jogo aqui. Homens que ostentam barba assim que entram no ensino médio, por exemplo, podem ter uma chance maior de “cultivar círculos” na cabeça ou ficar completamente carecas à medida que envelhecem. Por outro lado, homens que não conseguem ter barba provavelmente reterão seus cabelos preciosos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Portanto, mesmo que você pareça muito mais masculino com uma barba como a do Jason Momoa ou aparente ser um cara muito legal como um hipster do Vale do Silício, o custo de ficar prematuramente careca pode parecer algo um tanto melancólico. No fim, tudo vai depender mesmo da sua genética.

 

Tri Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.