19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
02/03/2021

Por que as mulheres têm hímen?

Foto: Reprodução

Por muito tempo — e, para algumas pessoas, até hoje — o hímen era relacionado à virgindade: se a membrana de uma mulher ainda estava intacta, acreditava-se que ela não havia tido experiências sexuais.

 

Embora o sexo (e a virgindade feminina) já não sejam um tabu tão grande na civilização ocidental moderna, ainda há muitos lugares no mundo em que uma mulher com o hímen rompido sofre ostracismo e pode até ser morta em “crimes de honra”. Isso pode ocorrer mesmo que a causa do rompimento seja um acidente ou até um estupro.

 

Durante séculos, era comum que os maridos expusessem os lençóis manchados de sangue de suas mulheres, após a noite de núpcias. Isso era uma prova de que o hímen tinha se quebrado e a mulher era, portanto, virgem e virtuosa. Esse tipo de prática já rendeu até cena dramática em novela brasileira… Se você assistiu a “O Clone”, de 2001, talvez se lembre do episódio da primeira noite da mocinha Jade com seu marido Said: ele corta o próprio pulso para ter algum sangue para mostrar à família.

 

Veja também

 

A mutação genética descoberta por pesquisadores brasileiros que favorece a obesidade. VEJA

 

Mulher com duas vaginas e dois úteros conta como é viver com sua condição. VEJA

 

Said, de

 

Nada a ver…


A questão é que, hoje em dia, já temos evidências de que essa associação entre o hímen e a virgindade feminina não tem o menor fundamento.

 

Por que as mulheres têm hímen? - Mega Curioso

 

A membrana, que fica perto da entrada do canal vaginal, pode ser rompida por uma infinidade de outros acontecimentos: desde praticar esportes até se masturbar. Também sabemos que existem casos de pessoas com hímen complacente — que apenas se expande durante a relação sexual e volta ao normal, sem se romper. Além disso, não é todo mundo que sangra quando a membrana é quebrada. Há até casos (raros) de gente que nasce sem ela. Isso tudo depende de cada corpo.

 

Os ginecologistas explicam que o hímen estar intacto ou rompido é algo que não faz qualquer diferença na saúde da pessoa. Isso nos remete à pergunta do título: por que a vagina tem essa membrana? A resposta é: ninguém sabe.

 

Qual a necessidade disso?


Algumas teorias diziam que o hímen poderia ter surgido no processo de evolução, por conta da preferência dos machos por fêmeas virgens para reprodução.

 

Diversas situações podem romper um hímen, além da penetração por um pênis (Foto: Unsplash)

 

A questão é que até fêmeas de várias outras espécies de mamíferos também possuem a tal membrana no canal vaginal — e apenas o macho de Homo sapiens se importa com virgindade.

 

Os elefantes, peixe-bois, chimpanzés, alpacas e lhamas não estão nem aí se a parceira já acasalou com outros antes deles.

 

Levando isso em conta, também há quem diga que o hímen serve para proteger as fêmeas de infecções vaginas — que possam atrapalhar sua reprodução. Mas nada disso foi comprovado cientificamente, ainda. O que se sabe é que a membrana surge quando o embrião feminino está no início de seu desenvolvimento, como um resquício da tampa vaginal (que se abre durante a formação do feto).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.
 

O final da história é: o hímen não serve para absolutamente nada, até onde sabemos. Muito menos para atestar a virgindade de alguém — outra coisa inútil.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.