17 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
07/07/2020

Por que cachorros seguem seus donos?

Foto: Reprodução

Cachorros costumam seguir quem lhes dá as garantias e os privilégios de uma vida melhor

Quem tem um cachorrinho de estimação com certeza já se acostumou com eles agindo como verdadeiras sombras, seguindo o dono por todo canto da casa. Isso é fofo, claro, afinal quer dizer que o cão é apegado a gente, mas tem que horas que ficamos meio sem entender de onde vem tanto apego, não é mesmo?

 

A verdade é que existem outros motivos bem racionais para que seu dog fique grudado no seu calcanhar. O primeiro deles é o instinto de viver em bando que os cachorros têm. Embora eles tenham sido domesticados a milhares de anos, seus instintos ainda os fazem pensar como parte de um grupo, do qual você é o líder, provavelmente.

 

Veja também


Gato com sobrancelhas? Conheça Cornelius Cornbread


Novas pistas sobre a sobrevivência humana na era do gelo

 

Fonte: Pexels

Foto: Pexels

 

Além disso, você mesmo é culpado pelo comportamento "grudento" do seu cachorro. Afinal, sempre que você dá carinho ou comida quando ele faz algo certo (e o repreende quando ele faz algo errado), você está encorajando o chamado "reforço positivo". Isso você talvez já saiba... Mas é que além de associar os comportamentos a algo positivo, os cãozinhos também podem começar a associar você ao recebimento de carinho ou comida. Então, eles acabam seguindo os donos em busca disso. Interesseiros, não?

 

Como se fosse a mamãe


Por fim, o carinho que seu pet tem por você também é um fator importante para que ele te siga, claro! Segundo entrevista da veterinária Dra. Rachel Barrack para o site American Kennel Club, filhotinhos podem se apegar aos seus donos humanos tanto quanto se apegariam às suas mães. Mesmo cães adotados mais velhos se apegam às pessoas que lhe dão carinho, seguindo-as por questões de segurança e confiança.

 

Fonte: Pexels

Foto: Pexels

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

 

Contudo, a Dra. Barrack também explica que esse apego dos cães a seus donos não pode passar dos limites, afinal eles não podem se sentir mal toda vez que você sai de casa ou fecha a porta para ficar sozinho. Nesses casos, é interessante realizar novos treinamentos — com reforço positivo! — e procurar um treinador profissional, se preciso.

 

Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.