18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
11/04/2022

Por que cortar o cabelo seco é o método queridinho dos cabeleireiros?

Foto: Reprodução

Além de contribuir com o meio ambiente, a prática conta com algumas vantagens, listadas pela profissional de beleza Jackeline Monteiro

Se você marcar um horário no salão de beleza e for solicitado para chegar com o cabelo recém-lavado e seco ao ar, não se assuste! Provavelmente, esse serviço estará ao seu favor. Nem todo mundo sabe, mas muitos cabeleireiros pelo mundo recorrem ao corte a seco, ou seja, sem molhá-lo antes do procedimento, pois acreditam que esse método funciona melhor, dependendo do tipo de fio.

 

A técnica é simples: nenhuma água é acrescentada nas madeixas antes que a tesoura faça o trabalho de repaginação. Além de contribuir com o meio ambiente, a prática conta com algumas vantagens, listadas pela profissional de beleza Jackeline Monteiro abaixo. Se pensarmos no fato de que não usamos cabelo molhado em nosso dia a dia, tudo faz ainda mais sentido. Então, por que não conhecer mais sobre esse método e descobrir se ele é ideal para as suas madeixas?

 

Se esse é um território novo para você, não se preocupe. O corte a seco promete beneficiar todos os tipos de fios, desde os mais grossos e encaracolados até os mais finos que não se moldam bem. Antes de hesitar, veja o que a especialista tem a dizer!

 

Veja também 

 

Como fazer um olho esfumado? Maquiadora ensina passo a passo

 

4 truques para cabelo oleoso que resolvem o problema na hora

Textura faz diferença


Jackeline afirma que esse tipo de corte funciona, sim — dependendo, é claro, da textura das madeixas e do resultado que o cliente e o profissional desejam. “É legal vermos o cabelo seco, quando o cliente chega, para avaliarmos a densidade, a textura e a forma dos fios. Aí, vemos se é melhor um corte com o cabelo seco ou molhado”, explica ela.

 

Mulher de costas com o cabelo voando

 

Segundo a cabeleireira, alguns fios são bem melhores para se cortar a seco, como os cabelos muito cacheados, “pois você consegue dar um formato a eles”.

 

“Os cabelos cacheados têm várias texturas. Há alguns locais que cacheiam menos e outros mais, então, ali, eu corto um pouco mais. Se for feito a seco, conseguimos visualizar isso”, diz Jackeline.

 

A profissional também recomenda a técnica para pessoas que possuem química de alisamento. “É bom cortar com os fios secos para ver que não está ficando com marcas”, comenta.

 

Dedos cortando o cabelo de mulher

 

No entanto, na opinião da expert, um cabelo curto, por exemplo, tem que estar molhado antes do procedimento de corte. “Se for a seco, vai dar muito trabalho”, garante.

 

tesoura e pente corte de cabelo

 

Uma coisa é fato: quando molhados, os fios ficam “mais longos” em comparação ao seu estado seco. Então, para evitar surpresas na hora de conferir o resultado do novo corte, isso deve ser levado em consideração. Jackeline ressalta que o crucial é o profissional ter uma boa conversa com o cliente antes de dar qualquer passo. “Nós temos essa margem e sabemos que o cabelo vai subir ao secar. Então, sempre cortamos um pouco mais longo”, entrega a hair stylist.

 

A cabeleireira não vê desvantagens na técnica apresentada nesta reportagem, e sim a enxerga como uma ferramenta para se chegar a um resultado satisfatório. “Um dos benefícios é que você já vê o resultado acontecendo, já vê o caimento do cabelo. Depois que a gente molha, tem aquele caimento que vem de cima, mas cada um tem um redemoinho, uma forma como o cabelo cresce e como ele cai. E quando a gente molha, isso some um pouco. Muitas vezes, eu corto ele seco para não perder esse caimento”, expõe Jackeline.

 

Rosto de mulher jovem

 

Por outro lado, a especialista aponta que se for fazer um corte mais preciso, reto ou geométrico, prefere que os fios estejam úmidos.

 

Combinação de técnicas


Cortar o seu cabelo a seco não significa que você pulará uma das melhores partes do serviço no salão de beleza, que é a massagem relaxante na cabeça na hora da lavagem. Os métodos úmido e seco podem ser conciliados e, juntos, oferecerem um resultado excelente. “Muitas vezes, corto o cabelo molhado e depois eu seco para ver como está o caimento para fazer alguns ajustes”, compartilha Jackeline Monteiro.

 

Profissional lavando o cabelo de cliente em salão de beleza

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Por fim, a prática vale ser considerada. Jackeline, por exemplo, a utiliza com frequência. “Tenho gostado muito, e as clientes também”, finaliza.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.