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16/03/2023

Por que o ovo de páscoa é tão mais caro do que a barra de chocolate?

Foto: Reprodução

Toda época de Páscoa as pessoas se perguntam o motivo da grande diferença de preço entre o ovo e a barra de chocolate. Entenda o porquê.

Todos os anos as pessoas comemoram a Páscoa. Para os cristãos, essa é uma das datas mais importantes do ano pois representa a ressurreição de Jesus Cristo. Também é o fim da Quaresma, período em que os praticantes da religião fazem jejum de várias coisas, incluindo de carne vermelha. Mas é claro que também é o momento do tão conhecido ovo de Páscoa.

 

E sempre nessa época do ano a discussão entre ovo ou barra de chocolate ressurge. Até porque parece que ano após ano as pessoas ainda não sabem o motivo de um ovo de Páscoa ser tão mais caro. Para se ter uma ideia, o ovo de Páscoa Diamante Negro de 176 gramas está custando R$ 45,89, enquanto que sua barra de 90 gramas sai pelo valor de R$ 6,99 na mesma loja. Isso mostra que para comer 180 gramas do chocolate, se ele estiver no formato de barra, a pessoa precisará desembolsar somente R$ 13,98.

 

Por conta disso que várias pessoas sempre questionam a diferença muito grande no preço do ovo comparado com a barra. Muitas pessoas podem achar que é por conta de todo o apelo comercial que o ovo tem na Páscoa, contudo, de acordo com Gecilda Esteves, professora de Economia do Ibmec RJ, os motivos são muitos.

 

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“A data gera uma elevação do preço por conta da lei de oferta e da procura. Mas, de fato, o ovo de Páscoa tem uma produção mais complexa. Enquanto a barra de chocolate tem uma estrutura compacta, pois basta colocar o chocolate na forma e estabelecer o corte, o (processo de fabricação do) ovo é delicado. Muitas empresas fazem o fechamento do produto à mão. Não podem recorrer a uma produção mecanizada e mais barata. Precisa ser manual”, disse ela.

 

Para justificar o preço a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) explicou todo o processo de produção de um ovo de Páscoa. Além de também ressaltar que ele é “um produto sazonal e mais complexo do que os de linha regular”.

 

OVO DE PÁSCOA

 

Começa pelo fato de todo o trabalho de criação de conceito, coleções e fechar parcerias para esses produtos. Tudo isso pode começar com até 18 meses de antecedência da Páscoa.

 

Com relação à produção dos ovos, eles têm uma produção de alta complexidade, o que faz com que seus custos de fabricação sejam maiores. Eles também precisam ser embalados de forma manual. Outro fator é que essas embalagens são maiores e com mais detalhes do que as do chocolate em barra.

 

Por serem diferentes das barras, os ovos de Páscoa precisam ser armazenados em condições controladas de temperatura e umidade, o que exige uma logística bem maior e complexa das empresas. E além do seu armazenamento, seu transporte também é diferenciado. Por conta das suas características, como tamanho por exemplo, os caminhões levam menos mercadoria do que a capacidade total.

 

Tudo isso ainda é somado com um reforço no número de funcionários que são contratados temporariamente para a Páscoa, mas que por muitas vezes ficam nas empresas por até seis meses.

 

COMPRANDO MAIS BARATO

 

Foto: Reprodução

 

Mesmo que seja um produto mais caro, a Abicab pontua que no mercado existe uma grande variedade de ovos de Páscoa com os mais variados preços, recheios, embalagens e brindes. “Isso tudo para garantir que o consumidor tenha a oportunidade de celebrar a Páscoa de acordo com a sua possibilidade no momento”, explicou.

 

Para quem gosta de comprar o ovo nessa época, mas quer pagar mais barato, Gecilda tem duas dicas. A primeira é comprar o produto com antecedência, até porque conforme a data da Páscoa vai se aproximando os preços podem subir. E a segunda é comprar logo depois que a Páscoa acabou.

 

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“Os mercados e as lojas que revendem esses produtos promocionam depois da data e os descontos chegam a 50% uma semana depois. O objetivo é se livrar da mercadoria e retomar aquele espaço que tinha sido dedicado à data. Já as marcas próprias fazem promoções módicas: de até 20%. Como esse é o negócio final delas, podem vender esses produtos por mais tempo”, disse ela.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos

 

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